sexta-feira, 06 de dezembro de 2002 TELEFONIA MÓVEL-GSM Informe publicitário
Página inicial

Está no Brasil a tecnologia mais usada no mundo

Impulso na telefonia mundial

Fatia doméstica respeitável

Clonagem foi dificultada

Cobertura nacional

Roaming internacional fácil

GSM impulsiona a produção de aparelhos

Mercado atento à 3G

A revolução do mercado

Internet sem vírus

Mensagens curtas

SIM Card

Internet sem vírus

Divulgação
Além de permitir a conexão rápida à Internet e a possibilidade de verificar e-mails, os celulares que dispõem da tecnologia GPRS para acesso a dados não correm o risco de ter seu chip contaminado por vírus.

Fioravanti Mangone Jr., gerente da Nortel, explica que as "pragas da rede" são enviadas, normalmente, através de arquivos anexados, que não podem ser abertos via celular. Isso porque o SIM Card é um cartão inteligente, mas não dispõe de um sistema operacional mais complexo, semelhante, por exemplo, ao Windows,para a leitura de arquivos fechados.

Mesmo assim, quem verificar as mensagens de sua caixa postal da rede pelo telefone móvel contará com um suporte: para evitar qualquer tipo de contaminação, as operadoras utilizam programas específicos, que detectam eventuais invasões ou vírus. A checagem é feita durante a transmissão de dados entre a operadora e a Internet.

A estratégia, no entanto, não evita completamente a contaminação. Os aparelhos que permitem acesso à Internet podem ser conectados ao computador, ao laptop ou ao palmtop (pequenos computadores de mãos). Assim, se o usuário receber um e-mail com um vírus anexado, via celular GSM, e transferir a mensagem para outro equipamento que permita a abertura de arquivo, haverá risco de contaminação.

Essa mobilidade de poder conectar um celular a computadores, além da possibilidade de enviar fax, transmitir fotos, obter serviços especiais, entre outras facilidades, é reflexo da tecnologia GPRS – sigla que significa Serviço de Rádio de Pacote Geral –, que aumenta em mais de dez vezes a velocidade de transmissão de dados.

Utilizando a plataforma GPRS, operadoras podem oferecer aos usuários a condição de always online (sempre plugado),que mantém o assinante constantemente conectado à central, para que serviços e aplicações sejam rapidamente acessados.