Publifolha
30/01/2008 - 18h16

Em livros, Carlos Eduardo Lins da Silva conta história e ensina a fazer jornalismo

da Folha Online

A Publifolha apresenta os livros "Mil Dias: Seis Mil Dias Depois" e "O Marketing Eleitoral", escritos pelo jornalista Carlos Eduardo Lins da Silva, além de "Um País Aberto", volume que reúne textos sobre a imprensa feitos por jornalistas e intelectuais brasileiros.

Carlos Eduardo Lins da Silva, livre-docente em Comunicação pela USP, foi repórter, editor, secretário de redação, diretor-adjunto de redação e correspondente em Washington da Folha, e também diretor-adjunto de redação do jornal Valor Econômico. A partir do dia 22 de abril, passa a exercer a função de ombudsman da Folha.

Divulgação
Mil Dias: Seis Mil Dias Depois Carlos Eduardo Lins da Silva
´"Mil Dias" é referência para entender a história do jornalismo

"Mil Dias: Seis Mil Dias Depois", um dos livros mais estudados sobre o jornalismo brasileiro contemporâneo, lançado originalmente em 1988, estava fora de catálogo desde que sua primeira editora, a Trajetória Cultural, fechou há alguns anos. Reeditado pela Publifolha, o livro traz um prefácio inédito, comentando as sucessivas mudanças na Folha e em outros jornais, nacionais e estrangeiros, ocorridas ao longo dos mais de seis mil dias transcorridos daquele tempo até hoje.

Carlos Eduardo Lins da Silva, um dos principais responsáveis pela implementação do "Projeto Folha", descreve o processo no qual a Folha se renovou, entre 1984 e 1987, transformando-se no jornal de maior circulação do país e relata o que moveu a direção do jornal a modernizá-lo e a lançar princípios editoriais que foram depois adotados por diversos diários de imprensa brasileira. Conheça mais sobre o livro.

No livro "O Marketing Eleitoral", da coleção "Folha Explica", Carlos Eduardo Lins da Silva analisa e discute o fenômeno contemporâneo à Nova República. A obra explica as origens dessa prática e discorre sobre as alterações que o marketing trouxe às eleições e à política de um modo geral. Leia aqui um capítulo do livro.

Divulgação
Livro analisa e discute este fenômeno contemporâneo
Livro analisa e discute este fenômeno contemporâneo

A tese central do livro é a de que o marketing eleitoral é importante, mas não é um elemento fundamental nem prioritário na decisão do eleitor pelo seu candidato. Segundo o autor, que pesquisa o assunto desde 1975, quando iniciou mestrado em comunicação em Michigan (EUA), o marketing eleitoral no Brasil é, no que se refere às técnicas que emprega, um dos mais avançados do mundo.

O livro "Um País Aberto" traz reflexões sobre a Folha e o jornalismo contemporâneo. O título conta com depoimentos e palestras de 26 jornalistas e intelectuais brasileiros e palestras dos simpósios da Cátedra de Jornalismo Octavio Frias de Oliveira, inaugurada no Centro Universitário Alcântara Machado (UniFiam-Faam) em 2002. Carlos Eduardo Lins da Silva é autor do capítulo "Quatro Décadas de Pioneirimos". Saiba mais sobre o livro.

"Mil Dias: Seis Mil Dias Depois"
Autor: Carlos Eduardo Lins da Silva
Editora: Publifolha
Páginas: 248
Quanto: R$ 37
Onde comprar: Nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Publifolha

"O Marketing Eleitoral"
Autor: Carlos Eduardo Lins da Silva
Editora: Publifolha
Páginas: 96
Quanto: R$ 17,90
Onde comprar: nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Publifolha

"Um País Aberto"
Autor: Vários
Editora: Publifolha
Páginas: 204
Quanto: R$ 29
Onde comprar: nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Publifolha

[an error occurred while processing this directive] [an error occurred while processing this directive]