Publifolha
01/04/2008 - 15h03

Explore a Champs-Élysées, a avenida mais famosa de Paris

da Folha Online

O guia e mapa "Paris", da série "Guia Visual de Bolso", da Publifolha, é um manual ideal para programar passeios inesquecíveis. O volume, ricamente ilustrado, permite que o leitor consulte cada área de Paris com suas atrações e sugestões de bares e lojas.

Veja um trecho do livro que detalha uma das avenidas mais famosas do mundo:

*

Reprodução
Guia-mapa de bolso apresenta áreas e atrações da cidade luz
Guia-mapa de bolso apresenta áreas e atrações da "cidade luz"

Champs-Élysées
Duas grandes vias dominam esta área: a Rue St Honoré e a Avenue des Champs-Élysées, a mais famosa avenida de Paris.

As calçadas são amplas e os cafés, cinemas e lojas atraem multidões. O Rond Point é o local onde a Champs-Élysées termina, com castanheiras frondosas e flores coloridas.

Hotéis cinco estrelas, restaurantes excelentes e lojas caras ocupam as ruas e avenidas das proximidades. Na Rue St-Honoré ficam suntuosas mansões, embaixadas e consulados.

Principais Atrações
Ruas e Edifícios Históricos: Palais de l'Élysée, Avenue Montaigne, Avenue des Champs-Élysées
Monumentos: Arc de Triomphe
Pontes: Pont Alexandre III 1
Museus e Galerias: Grand Palais, Palais de la Découverte, Musée Jacquemart-André

Arc de Triomphe
A primeira pedra do mais famoso arco do triunfo do mundo foi lançada em 1806. A área central em volta do Arc chama-se Place Charles de Gaulle. Daqui, saem 12 avenidas. Com 50m de altura, o Arc é o ponto de partida para a maioria das celebrações e desfiles de vitória.

Pont Alexandre III
A ponte mais ornada de Paris (1900) é uma mistura Art Nouveau de querubins, lampiões, ninfas e cavalos alados. Seu estilo reflete o do Grand Palais, com o qual faz ligação na margem direita do rio. De seu arco de aço de 6m de altura as vistas dos Champs-Élysées e dos Invalides são magníficas.

Grand Palais
(Porte A, Ave Général Eisenhower 75008. Aberto para exposições qua-seg, exceto 1o mai, 25 dez. Entrada paga.)
O exterior deste grande palácio Belle Époque (1900) O teto de vidro do Grand Palais combina uma imponente fachada de pedra com ferro trabalhado em estilo Art Nouveau e enormes cavalos alados e bigas de bronze nos quatro cantos de seu esplêndido teto de vidro. Visto de vários pontos de Paris, é um marco dos Champs-Élysées.

Palais de la Découverte
(Ave Franklin D. Roosevelt 75008. Aberto ter-dom, exceto 1o jan, 1o mai, 14 jul, 15 ago, 25 dez. Entrada paga.)
Inaugurado em uma ala do Grand Palais para a Feira Mundial de 1937, este museu de descobertas científicas foi sucesso imediato e continua sendo desde então. A exposição ajuda a compreender o básico de todas as ciências.

Palais de l'Élysée
(Rue du Faubourg-St-Honoré 75008. Fechado ao público.)
Instalado em meio a esplêndidos jardins ingleses, o Palais de l'Élysée (1718) é a residência oficial do presidente da França desde 1873. Os charmosos Salon Murat e Salon d'Argent, do período de Napoleão, foram preservados. O general de Gaulle costumava dar entrevistas coletivas no Salão dos Espelhos.

Avenue Montaigne
No século 19, esta avenida era famosa por seus salões de baile e seu Jardim de Inverno, onde parisienses ouviam Adolphe Sax tocar seu recém-inventado saxofone. Continua a ser uma das ruas mais freqüentadas da cidade, com restaurantes, cafés, hotéis e butiques.

Musée Jacquemart - André
(Aberto diariam. Entrada paga.)
Famoso por sua bela coleção de obras de arte francesas e da Renascença italiana do século 18, o museu tem entre seus destaques belos afrescos de Tiepolo, a obra prima S. Jorge e o Dragão, de Uccello (cerca de 1435), pinturas de Boucher e Fragonard e tapeçarias e móveis do século 18.

Avenue des ChampsÉlysées
A mais célebre e popular via de Paris tem origem por volta de 1667, quando uma avenida margeada de árvores (Campos Elíseos) estendeu a vista do Palais des Tuileries. É a "via trunfal" desde que o corpo de Napoleão foi trazido de Sta. Helena, em 1840. Cafés e restaurantes foram construídos no fim do século 19, e a Champs-Élysées tornou-se lugar da moda.

Sugestões
Restaurantes
Alain Ducasse au Plaza Athénée: Mapa 3C. Hotel Plaza Athénée, 25 Ave Montaigne 75008. Tel 01 53 67 65 00. Caro- O restaurante que leva o nome do superchef Alain Ducasse. Langoustines com caviar.
Le Boeuf sur le Toit: Mapa 3D. 34 Rue du Colisée 75008. Tel 01 53 93 65 55. Moderado- Ambiente Art Déco fabuloso. As andouillettes (lingüiças) são uma especialidade.

Compras
Chanel: Mapa 3D. 42 Ave Montaigne 75008. Clássicos Chanel, de casacos de tweed debruados a sapatos de dois tons, além de modelos mais atrevidos de Lagerfeld.
Christian Dior: Mapa 3D. 30 Ave Montaigne 75008. A decoração cinza e branca faz um fundo chique para peças que vão de lingerie a roupas de noite.

"Paris"
Autor: Dorling Kindersley
Editora: Publifolha
Páginas: 96
Quanto: R$ 19,90
Onde comprar: Nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Publifolha

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br