Publifolha
06/06/2009 - 02h30

Saiba como descrever a sua experiência profissional em um currículo

da Folha Online

Qual é a melhor maneira de resumir a sua experiência profissional em um breve currículo? Para Simon Howard, autor especializado em recrutamento, não basta fazer uma descrição objetiva das funções que você realizou em seus empregos anteriores. É preciso também informar os resultados obtidos.

"O selecionador deve ser informado sobre suas conquistas, para estimar o desempenho que pode esperar de você", explica o autor no livro "Como Preparar Um Bom Currículo", à venda no site da Publifolha.

A Publifolha disponibiliza abaixo o trecho do livro no qual Simon Howard fornece recomendações práticas sobre como descrever a experiência profissional em um currículo. Um dos conselhos do autor, que pode ser lido no trecho a seguir, é que as conquistas citadas no currículo devem sempre conter dados que as comprovem.

O livro "Como Preparar Um Bom Currículo" faz parte da série Sucesso Profissional, que traz mais de 30 títulos específicos de estratégia pessoal com textos diretos, exemplos práticos, fotos, ilustrações e gráficos.

Leia abaixo trecho do livro sobre como descrever a experiência profissional.

*

COMO DESCREVER SUA EXPERIÊNCIA

Uma descrição objetiva de suas realizações anteriores e os nomes dos respectivos empregadores não são suficientes. O selecionador deve ser informado de suas conquistas, para estimar o desempenho que pode esperar de você.

Reprodução
Livro mostra como preparar um currículo que ajude na conquista do primeiro emprego
Livro mostra o melhor modo de listar suas experiências em um currículo

Conquistas e responsabilidades
A queixa mais comum sobre currículos é a de que eles apenas listam descrições profissionais. O que o empregador precisa saber é como foi seu desempenho nas atividades realizadas. Um relato sobre seu atual trabalho pode ser um bom começo, mas não convém exagerar. Seu currículo tem por objetivo apenas conquistar um novo emprego.
Comentar atribuições atuais pode ser deselegante.

Sucesso comprovado
As conquistas citadas no currículo devem conter dados que as comprovem. A informação 'liderança de equipe de desenvolvimento de programas' ficaria mais clara se fosse 'liderança de equipe formada por seis profissionais no desenvolvimento de programas, num projeto de US$ 2 milhões e um ano de duração'. Resultados concretos ('cronograma cumprido e conquista de 30% de produtividade') valorizam o texto.

Resultados
Um fato só tem significado se seguido de bons resultados. Entre o evento e o saldo final, informe detalhes importantes.

Empregos anteriores
Nunca parta do princípio de que o leitor do currículo conhece as empresas nas quais você trabalhou. Portanto, é preciso descrever rapidamente a atividade central da empresa e adicionar detalhes, como número da equipe, conquistas e tudo o mais que possa acrescentar algo a sua atuação. Também pode ser uma boa idéia especificar detalhes sobre o momento da empresa -em especial, se você atuou nela em uma fase de grandes transformações. Informações desse tipo auxiliam o selecionador a contextualizar corretamente sua experiência profissional.

Descrição do trabalho
Duas pessoas com atuações profissionais similares podem ter experiências distintas. O empregador pode querer saber a qual ambiente elas estão acostumadas.

Como citar seu cargo
Tanto a natureza de seu trabalho quanto o cargo exercido podem precisar de esclarecimentos. O significado dos cargos varia de uma empresa para outra, e a identificação por meio de siglas ou códigos internos em geral não diz muito. Também será preciso listar responsabilidades específicas, como a coordenação de um projeto, por exemplo. Se julgar necessário, situe o cargo na hierarquia da empresa. Não desperdice espaço com repetições, mas certifique- se de que incluiu todos os aspectos interessantes, exclusivos ou incomuns de suas atribuições.

*

"Como Preparar Um Bom Currículo"
Autor: Simon Howard
Editora: Publifolha
Páginas: 72
Quanto: R$ 19,90
Onde comprar: Nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou no site da Publifolha