Publifolha
30/04/2007 - 12h29

Octavio Frias de Oliveira, 94, é sepultado em São Paulo

da Folha de S.Paulo

O empresário Octavio Frias de Oliveira, publisher do Grupo Folha, que morreu ontem à tarde aos 94 anos em São Paulo, foi sepultado nesta segunda-feira no cemitério Gethsêmani, à Praça da Ressurreição, 1, Morumbi, zona oeste de São Paulo.

Estiveram presentes ao velório o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o governador de São Paulo, José Serra, o prefeito da cidade, Gilberto Kassab, além de ministros de Estado, deputados estaduais e federais, representantes do Judiciário, empresários de todos os setores da economia, líderes da área de educação, saúde e cultura, assim como dirigentes dos principais órgãos de comunicação do país.

João Wainer/Folha Imagem
O empresário em seu escritório no nono andar do prédio da Folha, em março do ano passado
O empresário em seu escritório no nono andar do prédio da Folha, em março do ano passado

Protagonista da modernização da mídia brasileira na segunda metade do século, Frias pertenceu a uma geração de empreendedores pioneiros dos quais ele era um dos últimos remanescentes e o único a se manter em atividade profissional até o ano passado.

Em novembro, como decorrência de uma queda doméstica, o empresário foi submetido a cirurgia para remoção de hematoma craniano. Teve alta hospitalar na passagem do ano e desde então vinha se recuperando na casa de sua filha Maria Cristina.

Suas condições clínicas pioraram nas últimas semanas, levando à instalação de um quadro de insuficiência renal grave. Ele estava inconsciente havia dois dias. Seu coração deixou de bater às 15h25.

Empreendedor

Folha Imagem
Octavio Frias de Oliveira recebe Juscelino Kubitschek, em 1974
Octavio Frias de Oliveira recebe Juscelino Kubitschek, em 1974

Depois de atuar no serviço público e nos ramos financeiro e imobiliário, em 1962 Frias adquiriu a Folha em sociedade com Carlos Caldeira Filho.

Em algumas décadas saneou as contas da empresa e a reorganizou em termos industriais, levando a Folha a se tornar o maior e um dos mais influentes jornais do país.

Fez da Folha, também, a base do que é hoje um conglomerado que abrange o maior portal de internet do país, o UOL, o jornal "Agora", o Instituto Datafolha, a editora Publifolha, a gráfica Plural e o diário econômico "Valor", este em parceria com as Organizações Globo.

Fora da mídia, foi também o fundador e proprietário da Granja Itambi, em São José dos Campos, em terreno que comprou para construir sua casa de campo. A empresa chegou a ser uma das maiores do país, com 1.700 funcionários. Hoje, se dedica à pecuária.

Dinamismo

Em agosto do passado foi lançada sua biografia, "A Trajetória de Octavio Frias de Oliveira", de autoria de Engel Paschoal. O livro traz 332 páginas redigidas com base em depoimentos do próprio biografado e de pessoas que testemunharam sua carreira.

Personalidade inquieta e dinâmica, Frias continuava a receber visitantes, supervisionar as empresas e emendar pessoalmente os editoriais até ser hospitalizado em 2006.

Sua atuação na imprensa foi marcada pela independência em relação a governos e grupos econômicos, assim como pela pluralidade das visões que abrigou em seus veículos de informação. Inteligência objetiva, gosto pela inovação e informalidade no trato são aspectos pessoais destacados pelos que conviveram com ele.

Octavio Frias de Oliveira deixa a viúva, d. Dagmar Frias de Oliveira, e quatro filhos, Maria Helena, Otavio, Luís e Maria Cristina.