Publifolha
15/05/2003 - 10h06

Rosely Sayão obriga pais a pensar com pulso firme

JULIO GROPPA AQUINO
especial para a Folha

Todos os bons livros que vêm a público e mesmo aqueles que esperam ser escritos, ainda em "estado de dicionário", como diria Drummond, são aparentados, de algum modo. Podem ser irmãos, primos distantes, às vezes, ex-amantes de outros bons livros.

Reprodução
Livro traz desafios da educação de crianças e adolescentes
Livro traz desafios da educação de crianças e adolescentes

Todos eles têm em comum uma certa inconformidade em relação à vida presente e, em igual medida, a coragem de conceber um mundo que não há ainda, mas que pode vir a ser a qualquer instante. Daí o caráter fundador, visionário da palavra.

Por essas razões, o recente livro de Rosely Sayão poderia ser tomado como filho temporão de um outro livro fundamental: "A Descoberta do Mundo", de Clarice Lispector.

"A Descoberta do Mundo" é a reunião das crônicas de Clarice escritas entre 1967 e 1973 para o "Jornal do Brasil". "Como Educar Meu Filho?" é a reunião dos artigos de Rosely escritos entre 2000 e 2002 para a Folha de S. Paulo.

Clarice e Rosely, a despeito de seus projetos literários distintos e das três décadas que as separam, têm em comum vários predicados: ambas são mulheres que, em sua maturidade intelectual, se dispuseram a escrever em jornais sobre os temas espinhosos da vida.

Ambas ofertam, com generosidade, idéias aos leitores. Idéias, apenas esse recurso vital num mundo tão esvaziado delas.

No caso de "Como Educar Meu Filho?", o tema enfocado é o desafio da educação de crianças e adolescentes, enfocado segundo quatro subtemas: a educação familiar, o papel de pais, a educação escolar e o universo dos filhos.

O resultado é um conjunto de 114 breves textos que, antes de ditar a pais e professores como manejar seus conflitos com as novas gerações, têm por objetivo fazê-los quebrar a cabeça, muitas vezes colocando mais os próprios adultos em causa do que propriamente seus filhos e alunos.

Rosely nos obriga a pensar --e com pulso firme-- sobre o nosso lugar no mundo. Nada de bajulação, nem execração. Pensamento lúcido, apenas. Quem a acompanha semanalmente no caderno Equilíbrio terá em mãos um compêndio de idéias robustas que servem para colocar nossas próprias idéias em marcha, em busca de um mundo mais pensante e suas descobertas.

Para concluir, ninguém melhor que a própria Clarice, num breve trecho intitulado "Delicadeza". "Nem tudo o que escrevo resulta numa realização, resulta mais numa tentativa. O que também é um prazer. Pois nem tudo eu quero pegar. Às vezes, quero apenas tocar. Depois, o que toco às vezes floresce, e os outros podem pegar com as duas mãos."

Peguemos, pois, com as duas mãos as delicadas idéias de "Como Educar Meu Filho?".

Julio Groppa Aquino é professor da faculdade de Educação da USP

"Como Educar Meu Filho?"
Autor: Rosely Sayão
Editora: Publifolha
Páginas: 288
Quanto: R$ 34,90
Onde comprar: Nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Publifolha