Publifolha
13/11/2006 - 13h39

Confira dicas para ensinar crianças a comer melhor

da Folha Online

Leia algumas das 99 dicas do livro "Na hora de Comer", editado pela Publifolha como parte da coleção "Você e seu Filho", que também trata de choro, sono e chilique. O livro ajuda a transformar o almoço e o jantar em atividades agradáveis, mesmo que haja legumes no cardápio. Também ensina a lidar com crianças "enjoadas".

Desmame, para crianças de 6 a 12 meses
Seja paciente. No início, alguns bebês se recusam a tomar mamadeira por diversos motivos: podem não gostar do formato ou sentir o bico "falso" ou, ainda, estranhar o leite em pó ou fresco. Não desista. O desmame vai levar algum tempo. Procure não se estressar --e não deixar o bebê nervoso durante a transição.

Divulgação
O livro "Na hora de comer", que ensina truques para alimentar as crianças
"Na hora de comer" ensina truques para alimentar as crianças

Enjoadinhos, para crianças de 6 meses a 2 anos
Se seu filho é enjoado para comer, dê-lhe de tudo muito bem picadinho. Experimente oferecer pedacinhos de frutas frescas, gelatina, tirinhas de pão e pequenos pedaços de queijo macio, do qual ele pode até arrancar pedaços com os dentinhos. Mas cuidado: Não dê nada muito pequeno, que possa ser engolido diretamente e provocar um engasto.

Comer fora, para crianças de 1 a 4 anos
Leve alguma coisa para seu filho lambiscar. "Mas eu não estou indo a um restaurante para comer a comida de lá?", você pode perguntar. Acontece que, quando você põe a criança no cadeirão, ela acha que vai comer imediatamente. Assim, leve algumas bolachinhas ou, então, um ou dois brinquedos (que não façam barulho), para mantê-la ocupada antes e depois da refeição.

Cara de festa, para crianças de 1 a 4 anos
Nas festas ou em dias chuvosos ou frios, pique algumas frutas e monte chamativos espetinhos. Eu costumo espetar uvas, pedaços de laranja, cubinhos de maçã, rodelas de banana e de kiwi, junto com queijo --e o que mais estiver disponível. Só não deixe as crianças sozinhas com os palitos. Corte os legumes crus para que fiquem compridos e finos, e ofereça algum molho, como maionese, para seus filhos molharem os vegetais. Eles vão adorar.

Arte Gourmet
Invente rostos coloridos, com olhos de fatias de azeitona, orelhas de tomate, nariz de cogumelo, bigode de pimentão e outras características que quiser. Panquecas de abobrinha dão ótimas bases para rostos, às quais você pode acrescentar olhos de ervilha, nariz de cenoura e cabelos de maioneses. Minha filha Lauren adorava colocar azeitonas sem caroço na ponta dos dedinhos, abocanhando uma a uma. Era uma brincadeira nutritiva.

Para saber mais sobre comidas divertidas para fazer com as crianças conheça os livros "O Pequeno Mestre-Cuca" e "Meu Primeiro Livro de Culinária".

Os livros estão à venda nas maiores livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou no site da Publifolha.

"Na hora de Comer - 99 estratégias para não perder a paciência"
Autora: Michelle Kennedy
Editora: Publifolha
Páginas: 128
Quanto: R$ 19,90