Publifolha
18/01/2009 - 18h18

Conheça as propriedades curativas do manjericão e da aveia

da Folha Online

Divulgação
Livro mostra como o uso das ervas pode ajudar a resolver problemas
Livro mostra como o uso das ervas pode ajudar a resolver problemas

O manjericão e a aveia tem uma série de propriedades curativas. Leia abaixo trecho do livro "Ervas Medicinais", da série "100 Receitas de Saúde" da Publifolha. O livro mostra como as ervas podem ajudar a combater e amenizar os sintomas de 100 doenças sem o risco de efeitos colaterais.

Manjericão

Em casos de estresse, exaustão e sintomas relacionados a eles (dor de cabeça, indigestão, tensão muscular, nevralgias etc.) ou de falta de memória e de concentração, o manjericão funciona como tônico. A ação da erva é tanto anti-séptica quanto desintoxicante, ajudando o organismo a se restabelecer de todo tipo de infecção. O chá quente reduz a febre e o muco no peito e no nariz, aliviando os sintomas de gripes, resfriados, congestão, tosse e dor de garganta. As propriedades relaxantes agem nos tratos digestivo e respiratório e podem diminuir as cólicas, a prisão de ventre e a náusea e atenuar afecções como a asma e a tosse seca.

Aveia

Com grande quantidade de proteínas, cálcio, magnésio, sílica e ferro, a aveia reúne várias vitaminas, ajudando a fortalecer ossos e dentes. É ao mesmo tempo estimulante e relaxante, o que proporciona alívio para depressão, ansiedade, tensão, insônia e exaustão nervosa; também diminui o nível de colesterol e açúcar no sangue, ajudando a prevenir problemas cardíacos e diabetes. Rica em fibras, é uma excelente arma contra prisão de ventre, eliminando as toxinas do intestino; segundo se acredita, auxilia ainda na prevenção de tumores intestinais. Use a aveia externamente para aliviar inflamações na pele.

Veja também como amenizar os efeitos de queimaduras de sol e reduzir os efeitos de enjôos em viagens.

"Ervas Medicinais - 100 Receitas Eficientes e Fáceis de Preparar que Aumentam a sua Resistência"
Autora: Anne McIntire
Editora: Publifolha
Páginas: 128
Quanto: R$ 29,90
Onde comprar: Nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou no site da Publifolha