Publifolha
06/03/2009 - 11h37

Livro ilustrado mostra como crianças de 22 países vivem e se divertem

da Folha Online

Você sabia que no Japão as crianças tomam sorvete de chá? Ou que os meninos e meninas adoram ler gibis sobre super-heróis, monstros e dinossauros?

Caio Vilela/Divulgação
Foto do livro "Um Mundo de Crianças" mostra como meninos e meninas se vestem nas festas tradicionais
Foto do livro "Um Mundo de Crianças" mostra como meninos e meninas se vestem nas festas tradicionais do Japão

Estas e outras informações estão no livro "Um Mundo de Crianças", que mostra os costumes, curiosidades e brincadeiras de crianças do mundo inteiro.

O título reúne os textos da jornalista Ana Busch e as fotos de Caio Vilela, que saíram pelo mundo conhecendo mais de 50 países e resultado disso é o livro "Um Mundo de Crianças", que leva os pequenos leitores à uma viagem fascinante ao redor do mundo. O livro é da Editora Panda Books e está à venda no site da Publifolha.

Um dos países visitados pelos autores foi o Japão, onde as crianças vivem em um mundo que mescla a tecnologia dos robôs com as tradições milenares. Veja abaixo trecho do livro.

*

JAPÃO

No Japão, os trens-bala andam rápido como um avião. Muitas fábricas funcionam só com o trabalho dos robôs. Nas cidades grandes, as ruas são enfeitadas com luzes coloridas de néon.

As lojas de brinquedos têm bonecos eletrônicos, todo tipo de videogames e miniaturas. Mas as crianças também se divertem muito conhecendo o jeito que seus avós brincavam. Os japoneses aprendem desde cedo a respeitar os mais velhos.

Nas festas folclóricas, elas se vestem com roupas típicas e aprendem a fazer teatro de marionetes e a construir pipas. De vez em quando, param um pouco para tomar um sorvete verde e saboroso feito de chá.

Na hora de comer, todo mundo usa dois palitinhos, em vez de garfo e faca. O arroz nunca falta à mesa. Para completar, os japoneses servem peixe, legumes e algas marinhas. Muitas vezes, a família come o peixe cru. Na sobremesa, experimentam um doce de feijão bem colorido.

Quando chegam da escola, as crianças adoram ler gibis sobre super-heróis, monstros e dinossauros. E conseguem passar horas fazendo dobraduras engenhosas, chamadas "origami ".

"Um Mundo de Crianças"
Autores: Ana Busch e Caio Vilela
Editora: Panda Books
Páginas: 64
Quanto: R$ 28,90
Onde comprar: Nas principais livrarias e no site da Publifolha