Publifolha
26/02/2008 - 09h12

Conheça os sabores irresistíveis da região central de Portugal

da Folha Online

Divulgação
Guia Visual Portugal, Madeira e Açores revela os melhores segredos de Portugal
Guia revela os melhores destinos em Portugal, Madeira e Açores

Há muitos sabores a serem descobertos em uma viagem a Portugal. A região central do país, onde está localizada a capital Lisboa, reúne verdadeiros tesouros da cozinha portuguesa: os tradicionais pastéis de Belém, muitas opções de peixes e frutos-do-mar e até combinações improváveis como porco e mexilhões.

O "Guia Visual Portugal, Madeira e Açores" destaca estas e outras delícias irresistíveis da cozinha portuguesa. Além disso, o livro, da série "Guias Visuais" da "Publifolha", apresenta de maneira detalhada e ricamente ilustrada os castelos, a história, a cultura, as praias, a arquitetura, o artesanato e as festas de Portugal que o visitante não pode deixar de conhecer.

E quando o assunto é gastronomia o destaque fica para a cosmopolita Lisboa, onde todos os sabores de Portugal se reúnem num festival de cores e aromas.

Leia abaixo o trecho do livro "Guia Visual Portugal, Madeira e Açores" que apresenta os melhores sabores de Lisboa e da região central do país.

*

OS SABORES DE PORTUGAL CENTRAL
A geografia da região central de Portugal engloba uma costa atlântica repleta de lagunas, uma vasta planície inundável e um interior rochoso coroado pelas montanhas mais altas de Portugal. A comida daqui é igualmente variada, com porco assado no norte, muitas opções de peixes e frutos-do-mar nos portos, queijos singulares e cozidos substanciosos nas montanhas. Um prato popular que reflete tal diversidade é o porco à alentejana, uma mistura de porco e mexilhões. Cozinhas antigas e novas, exóticas e familiares, convivem em Lisboa, onde o cosmopolitismo floresce tranquilamente há meio milênio.

Lisboa
A capital não é apenas onde todos os sabores de Portugal se reúnem, mas também onde as influências da expansão nacional além-mar no século 16 são mais fortes e visíveis. O mesmo vale para influências mais antigas, há muito assimiladas pela cozinha local, e para fenômenos mais recentes, como restaurantes de Cabo Verde e sushi bares. Favorito há séculos, o apimentado frango à piri-piri tem origem nas antigas colônias na África. A especialidade lisboeta peixinhos da horta, favas empanadas e fritas, dá um vislumbre de influências exercidas no sentido contrário. Dizem que o tempurá japonês inspirou-se neste prato português, que foi introduzido no Japão no século 16. O apelido alfacinhas para os nascidos em Lisboa pode ter ligação com alface -já que a cidade é famosa por uma variedade especialmente deliciosa.

Bairrada e Sierra da Estrela
A cidade de Mealhada, na região de Bairrada ao norte, é conhecida em todo o país por seu leitão assado. O costume local é beber vinho tinto espumante, típico desta área, com pururuca. Por perto, Luso é a fonte de umas das melhores águas minerais de Portugal. A cadeia de montanhas de granito Serra da Estrela produz o queijo mais famoso do país, o cremoso Serra. Feito de leite de ovelha, as esferas são envoltas em musselina para conservar sua forma. Folhas de louro são bastante usadas na cozinha portuguesa e loureiros de casca preta são comuns nestas áreas -embora o aroma predominante no ar seja de eucaliptos. Favas cozidas são outro traço comum da culinária local, particularmente a feijoada, que ganha versões diferentes em cada cidade e aldeia.

Estremadura e Ribatejo
Mais ao sul em Estremadura, os portos pesqueiros de Nazaré e Peniche hoje tem produção menor do que no passado, mas vale a pena provar as sardinhas locais. Indo pelo Tejo no sentido leste, as colinas onduladas de Estremadura dão lugar à fértil planície inundável de Lezíria, no Ribatejo, terra de touros, cavalos e melões suculentos. Vila Franca de Xira, na margem oeste do rio, é um bom lugar para comer carne bovina local. Em geral, a cozinha regional do Ribatejo é frugal e restrita. Um exemplo clássico é o magusto, um purê espesso de milho seco e pão branco misturados com água, azeite de oliva e couve refogada que é servido com bacalhau assado.

Pratos e Especialidades Regionais
Chanfana é uma especialidade de Beira Litoral na qual a carne de cabra é cozida lentamente com vinho e temperos em uma panela de barro conhecida como caçoilo. O cabrito à padeiro é similar e, após marinar no vinho, o cabrito vai ao forno sendo constantemente umedecido com o mesmo molho. Tradicionalmente, isso é feito no grande forno à lenha do padeiro local, e os melhores restaurantes para degustá-lo são os que têm fornos desse tipo. A caldeirada de peixe está presente no país inteiro, mas atinge a perfeição em Nazaré e Peniche, preferivelmente em locais ao ar livre com vista para o mar. A feijoada é um dos pratos mais versáteis do país, com sua mistura de favas e variados ingredientes, incluindo polvo e escargots. Os últimos são uma especialidade de Tomar. Favas à portuguesa são um prato muito apreciado pelos lisboetas.

Vinhos Regionais
Hoje em dia a região vinícola do Dão produz alguns dos melhores vinhos tintos de Portugal, superiores aos do Douro, ao norte. A região de Bairrada faz limite com o Dão, mas tem apenas uma variedade de uva autorizada para a produção de tintos: a Baga. Há alguns exemplos excelentes do estilo tradicional, com taninos profundos e toques de pinho e madeira queimada, mas também elementos de modernidade, com tintos mais frutados e palatáveis e brancos leves e refrescantes. Estremadura e Ribatejo costumavam produzir vinhos de má qualidade para consumo massificado ou destilação. Atualmente brilham com vinhos feitos com variedades de uvas estrangeiras. Das apelações próprias de Lisboa -Colares, Carcavelos e Bucelas- apenas a última continua comercialmente viável, produzindo alguns dos brancos de maior qualidade do país.

"Guia Visual Portugal, Madeira e Açores"
Autor: Dorling Kindersley
Editora: Publifolha
Páginas: 480
Quanto: R$ 92,00
Onde comprar: Nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Publifolha