Publifolha
27/02/2008 - 09h00

Aprenda a lidar com pessoas difíceis e resolver conflitos

da Folha Online

Como lidar com pessoas difíceis? Elas não marcam hora para "bater de frente" com você no trabalho, na rua e muitas vezes até mesmo em sua casa ou entre amigos... Esse tipo de conflito quase sempre é inevitável e bastante estressante, mas você pode diminuir a tensão caso consiga manter-se calmo e controlado.

Divulgação
Aprenda a vencer o estresse com exercícios e novas atitudes
Livro ensina técnicas, métodos e exercícios para vencer a tensão

Lidar com Conflitos é um dos temas abordados no livro "Como Viver Sob Pressão", da série "Sucesso Profissional - Vida Pessoal" da "Publifolha". O título apresenta métodos e técnicas que você pode utilizar para lidar com as responsabilidades do dia-a-dia e o estresse gerado por problemas e conflitos em sua vida profissional e pessoal.

O trecho sobre como Lidar com Conflitos, que pode ser lido abaixo, recomenda que a pessoa em situação de estresse mantenha a calma e a postura física relaxada. O ideal é demonstrar força e clareza nas posições, sem deixar que o nervosismo e a insegurança tomem conta da fala. É importante ainda saber a hora de ceder, procurando um acordo em que todos saiam ganhando.

Saiba mais sobre como resolver conflitos lendo abaixo o trecho do livro "Como Viver Sob Pressão".

*

LIDAR COM CONFLITOS
Todo mundo tem conflitos com amigos, família ou colegas em algum ponto. Tais confrontos costumam ser estressantes, mas você pode aliviar a pressão mantendo-se calmo e controlado, mas defendendo-se e sendo assertivo.

Fique Calmo
É importante ficar calmo numa confrontação, para poder ouvir bem e pensar racionalmente. Você e a outra pessoa devem se distanciar das opiniões e se concentrar nos fatos. Ouça o que está sendo dito e mantenha olho no olho para criar empatia e dar a você mesmo a oportunidade de captar as reações do outro. Se ficar nervoso ou na defensiva, concentre-se em ser receptivo e envolvente em relação à outra pessoa.

Procurar um Acordo
Tente achar uma solução em que todos saiam ganhando. Pense no que você quer e no que o outro quer, e veja se é possível ceder algo. Para sair de um impasse, procure um assunto sobre o qual vocês concordem, desde um detalhe pequeno, como o tempo que ambos têm para discutir, até algum princípio fundamental -o fato da questão, por exemplo, ter a ver com justiça. Isso melhora o clima da negociação, tornando-a mais conciliatória.

Usar uma Linguagem Corporal Assertiva
Em situações de conflito, é útil estar o mais relaxado fisicamente possível. Evite movimentos rápidos, bruscos, e posturas defensivas ou agressivas. Tente parecer o mais aberto e acessível que puder, para indicar que está preparado para ouvir. Incline seu corpo levemente em direção à pessoa para indicar sua disposição em se comunicar e se entender bem. Evite cruzar os braços ou pernas, pois são gestos do tipo "barreira" que indicam postura defensiva. Aceite as opiniões da outra pessoa com sinais de cabeça e mantenha olho no olho para indicar que está ouvindo. Explique que você não concorda necessariamente com o que a outra pessoa diz -frases úteis são, por exemplo, "eu preciso pensar nisso com mais calma depois" ou "é possível".

Soar Assertivo
Para transmitir força e clareza, seu tom de voz tem de ser forte e claro. Vozes nervosas têm um tom frágil e trêmulo e implicam que você receia ser engolido pelo ponto de vista da outra pessoa. Para soar mais explícito e decidido, certifique-se de respirar bem, inalando profundamente. Você pode praticar soar mais explícito baixando o tom da voz. Faça uma declaração forte num tom de voz volumoso, por exemplo, "Não, eu não quero fazer isso". Conforme chegar ao final da frase, faça um movimento decidido para baixo com a mão. Você verá que seu tom também baixa, fazendo com que você transmita uma autoridade firme.

Exercícios
Pratique respirar profundamente. Então, ao exalar, tente projetar sua voz pelo quarto.
Projete a voz pronunciando cada consoante claramente e falando mais alto do que o usual.
Se sentir a garganta apertada, tente bocejar (discretamente) para alongar e relaxar esses músculos tensos.

Lembre-se
Escolha as palavras com cuidado ao lidar com conflitos -seja honesto e positivo, mas tenha tato

Você sabia?
Uma técnica para administrar conflitos é a neutralização, que consiste em tirar o "ferrão" das palavras, dizendo as coisas de outro modo. Se alguém diz "Não agüento mais meu chefe", você pode retrucar:"Então quer falar sobre como melhorar a relação com seu gerente?".

"Como Viver Sob Pressão"
Autor: Philipa Davies
Editora: Publifolha
Páginas: 72
Quanto: R$ 19,00
Onde comprar: Nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Publifolha