Publifolha
28/02/2008 - 13h32

Conheça algumas das principais funções das câmeras digitais

da Folha Online

Divulgação
Livro explica como utilizar os modernos recursos das câmeras digitais
Livro explica como utilizar os recursos das câmeras digitais

Leia abaixo um trecho do livro que apresenta algumas funções das câmeras digitais.

*

FUNÇÕES

As câmeras digitais normalmente vêm com uma grande variedade de funções, se comparadas às suas similares convencionais. Veja uma introdução básica dos recursos mais comuns.

EXPOSIÇÃO AUTOMÁTICA

Para tirar uma fotografia, a câmera precisa que uma quantidade adequada de luz seja refletida no objeto da foto, passe pela objetiva e impressione o CCD ou filme. A maioria das câmeras digitais automaticamente se encarrega da exposição correta, ajustando a abertura do orifício por onde a luz entra na câmera ou o tempo pelo qual a luz vai impressionar o material fotossensível.

Exposição correta

O controle de exposição automática funciona bem em situações em que os níveis de luz são razoavelmente bem distribuídos pela cena. Se a luz varia muito ao longo da cena, é melhor usar o flash de preenchimento ou a trava de exposição.

USO DE FLASH

A maioria das câmeras digitais tem um flash embutido, enquanto outras têm uma conexão para flash externo (geralmente mais potente) se houver a necessidade. Flashes embutidos costumam ter três ajustes: automático, ligado e desligado. Esse controle é feito por um interruptor na câmera ou pelos menus de tela.

Controle de flash

A maioria das pessoas deixa sempre o flash ajustado para o automático. Quando você pressiona o botão à meia-força, a câmera verifica a iluminação e mostra se o uso do flash será necessário ou não. O flash "ligado" sempre dispara, e a câmera ajusta a exposição de maneira a compensá-la. Isso é útil se o objeto da fotografia está perto de você, mas quando o inverso acontece o uso do flash resulta em uma imagem subexposta.

Flash de preenchimento

Se o plano de fundo de sua fotografia é claro, mas o objeto da foto não, a câmera pode julgar que o uso de flash não será necessário. O resultado será um primeiro plano escuro e um segundo plano superexposto. O chamado flash de preenchimento corrige isso. Ajuste o flash para "ligado" e ele "preencherá" o objeto escuro com luz, iluminando-o e ajustando a exposição para compensar a claridade do plano de fundo.

ZOOM ÓTICO/DIGITAL

O zoom permite que você focalize uma parte menor da imagem, dando a impressão de estar mais perto do objeto. Quase todas as câmeras digitais têm zoom digital ou ótico, e algumas dispõem dos dois. A potência do zoom é medida pelo número de vezes que ele consegue aumentar uma imagem. Um zoom de 2x produz o efeito de duplicar o tamanho do objeto. Uma câmera com zoom permite que você chegue perto da cena, mesmo quando a aproximação física não é possível. Além disso, pode ajudá-lo a fazer um enquadramento mais interessante.

Zoom ótico

As câmeras digitais passaram a ter zooms óticos recentemente - a maioria dos zooms em câmeras digitais simula o efeito de teleobjetivas aumentando a área de pixels. Um zoom ótico ajusta fisicamente a distância entre as lentes na câmera; essa distância permitirá um zoom maior ou menor, muito embora seja bom ressaltar que, quanto maior o zoom, menos luz chega ao CCD. As lentes de zoom ótico das câmeras digitais geralmente não são muito poderosas, mas ainda assim são bastante úteis.

Câmeras mais antigas têm uma alavanca para deslizar as lentes manualmente para dentro ou para fora, enquanto as mais novas já dispõem de um botão que opera eletronicamente o zoom ótico. Isso facilita a ampliação/redução pelo processo de zoom em pequenos intervalos e, portanto, proporciona um enquadramento mais preciso. Por outro lado, a inovação significa maior consumo de energia das baterias pela câmera.

Zoom digital

Um zoom digital aumenta uma imagem por meio da ampliação de parte do objeto, efeito que pode ser simulado digitalmente criando uma imagem digital a partir de uma área menor do CCD. Zooms digitais geralmente são bem mais potentes do que seus similares óticos, mas a qualidade de suas imagens vai piorando à medida que você usa o zoom. Isso acontece porque, enquanto o zoom ótico enquadra parte do objeto na área inteira do CCD - obtendo maior informação a respeito daquela parte -, o zoom digital fornece a mesma parte do objeto sem captar maiores informações dela.

Quanto mais você amplia a imagem com o zoom digital, menor é a informação que ele capta, e isso resulta numa imagem de qualidade bem inferior. Esse efeito é mais aparente em câmeras digitais que automaticamente reduzem a resolução da imagem quando você usa o zoom digital. De um modo geral, o zoom digital não é muito útil. Ele compromete a qualidade da imagem em tamanha escala que é melhor você tirar sua foto sem ele e usar um pacote de edição de imagem para ampliar a área que deseja

REDUÇÃO DE OLHOS VERMELHOS

O uso de flash pode gerar o efeito conhecido como olhos vermelhos. Ocorre quando o objeto da fotografia está olhando diretamente para a lente da câmera, e é causado pela luz que, através da pupila, reflete na retina e volta para a câmera.

Solução embutida

Muitas câmeras com flash embutido superam esse problema com um flash de redução de olhos vermelhos. Ele emite um pequeno flash instantes antes da foto, fazendo com que as pupilas da pessoa a ser fotografada se contraiam antes de o flash principal ser disparado, diminuindo a quantidade de luz refletida pela retina.

"Como Usar Câmeras Digitais"
Autor: Alex May
Editora: Publifolha
Páginas: 72
Quanto: R$ 19,90
Onde comprar: nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Publifolha