Publifolha
03/03/2008 - 09h02

Entenda o contexto histórico da época em que "Macunaíma" foi lançado

da Folha Online

Divulgação
Livro desvenda Macunaína, o herói sem caráter de Mário de Andrade
Livro desvenda Macunaína, o herói sem caráter de Mário de Andrade

A obra "Macunaíma", de Mário de Andrade, foi lançada em um período de transição. Em 1928, São Paulo começava a se industrializar e se desenvolver, mas o Rio de Janeiro ainda era o principal pólo político e econômico do país. "São Paulo ainda era uma cidade provinciana em relação ao Rio de Janeiro, mas já havia muitos imigrantes começando eventos anarco-sindicalistas" explica Noemi Jaffe, autora de "Folha Explica - Macunaíma". Ainda segundo a autora, isto foi muito importante para Mário de Andrade, que rapidamente aderiu ao comunismo.

Ainda com relação à política, o país vivia o fim da República Velha. O presidente da época era Washington Luís, o último presidente antes de Getúlio Vargas, que subiu ao poder em 1930. "Em termos políticos, o desgaste daquele modelo baseado no rodízio entre São Paulo e Minas Gerais no poder só iria ser explicitado no ano seguinte, com o surgimento da Aliança Liberal, uma resposta aos compromissos do café-com-leite", conta Oscar Pilagallo, autor da série "Folha Explica - História" e outros livros da Publifolha .

Divulgação
"A História do Brasil no Século 20: 1920-1940", da Publifolha
A História do Brasil no Século 20: 1920-1940", da Publifolha

Na época da Semana de Arte Moderna, em 1922, Washington Luís era governador do Estado de São Paulo e apoiou o movimento. De acordo com o livro "Folha Explica - História do Brasil 1920-1940" , ele era admirador de Oswald de Andrade (um dos mentores da Semana ao lado de Mário de Andrade, Anita Malfatti e Menotti del Picchia) e até tentou auxiliá-lo financeiramente.

Economicamente, São Paulo começava a se industrializar, mas ainda havia a oligarquia cafeeira. "Na área econômica, o país dava sinais de que começava a mudar. É sintomático que em 1928 tenha surgido o Ciesp, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo. A indústria mesmo só iria começar a decolar nos anos 30, em decorrência à crise do café, atingido pela Grande Depressão de 1929, mas, no final dos anos 20, essa industrialização engatinhava", afirma Pilagallo.

De acordo com o livro "Folha Explica - História do Brasil 1920-1940", Oswald de Andrade achava que São Paulo era a cidade certa para abrigar a Semana de Arte Moderna de 1922, pois este evento foi "conseqüência da nossa mentalidade industrial", refletiu Oswald. Ainda segundo o título, pode-se dizer que "não só a economia cafeeira promovia os recursos, mas a indústria com sua ansiedade do novo, a estimulação do progresso, fazia com que a competição invadisse todos os campos de atividade". Isto é, os barões do café foram os financiadores do evento, por motivos políticos, econômicos, culturais e até mesmo sentimentais.

"Macunaíma"
Autor: Noemi Jaffe
Editora: Publifolha
Páginas: 80
Quanto: R$ 18,90
Onde comprar: nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Publifolha