Publifolha
03/03/2009 - 10h24

Livro explica raízes e objetivos do terrorismo islâmico; leia trecho

da Folha Online

"Vivemos sob o signo do 11 de Setembro. Vale a pena tentar entender o que aconteceu naquela manhã" - Demétrio Magnoli, em "Terror Global"

A maioria das pessoas consegue lembrar exatamente onde estava e o que fazia na manhã do dia 11 de setembro de 2001. Demétrio Magnoli, jornalista especializado em relações internacionais, terminava de tomar um cafezinho no aeroporto de Curitiba quando viu a imagem de uma das torres do World Trade Center em chamas.

Divulgação
Demétrio Magnoli investiga as motivações do terrorismo global da Al Qaeda
Livro investiga o 11 de Setembro e o terrorismo global da Al Qaeda

"Eu tinha tudo para intuir, de imediato, o que acontecia. Mesmo assim, resisti por alguns minutos a acolher uma conclusão tão óbvia quanto aparentemente irreal", diz Magnoli.

O relato do jornalista sobre o "seu" 11 de Setembro abre o livro "Terror Global", lançamento da Publifolha já disponível no site da editora. O título integra a Série 21, nova coleção de livros breves, no formato de ensaio, reportagem ou entrevista, que tratam dos temas urgentes que definem este início de século, com espaço para comentá-los e explicá-los de maneira atualizada e sintética. A série conta ainda com o volume "A Escalada da Carga Tributária".

Em "Terror Global", Demétrio Magnoli faz um exame franco e corajoso do significado dos atentados de 11 de Setembro e investiga o terrorismo global liderado pela Al Qaeda de Osama Bin Laden.

A tese do autor, desenvolvida no livro, é sombria: "A meta dos terroristas que conspiraram contra as torres gêmeas é restabelecer o califado, isto é, o império islâmico, uma autoridade máxima, política e religiosa, que materialize a unidade e a centralização do mundo muçulmano", afirma Magnoli. "Seus ataques a alvos ocidentais são apenas uma dimensão da 'guerra santa' que declararam. Nunca existiu, na longa história do terrorismo, nada semelhante a isso", afirma.

Para decifrar o tema, Demétrio Magnoli analisa as raízes do terrorismo global que datam do século 19 e explica os séculos de história que produziram o estranhamento que separa o Ocidente do Islã e os conflitos que deram origem à jihad islâmica contemporânea. Tudo isso com linguagem clara e envolvente --já conhecida dos leitores da Folha de S.Paulo, jornal no qual assinou coluna semanal de 2004 a 2006.

Sobre o autor

Demétrio Magnoli é bacharel em Ciências Sociais e Jornalismo pela USP, mestre e doutor em Geografia Humana pelo Departamento de Geografia da mesma universidade e pesquisador do Grupo de Análises de Conjuntura Internacional (Gacint), também da USP. Foi professor de Geografia Política na PUC-SP. Escreveu, entre outros, "O Corpo da Pátria: Imaginação Geográfica e Política Externa no Brasil (1808-1912)", e organizou as obras "História das Guerras" e "História da Paz". Foi colunista semanal da Folha de S.Paulo entre 2004 e 2006. Atualmente, é colunista de O Estado de S. Paulo e O Globo. Desde 1993, é diretor editorial do boletim Mundo - Geografia e Política Internacional.

*

"Terror Global"
Autor: Demétrio Magnoli
Editora: Publifolha
Páginas: 80
Quanto: R$ 12,90
Onde comprar: nas principais livrarias, pelo telefone 0800 140090 ou pelo site da Publifolha