Reuters
30/04/2001 - 18h17

Luciano Pavarotti comemora 40 anos de carreira com concerto

da Reuters, em Modena

O tenor italiano Luciano Pavarotti comemorou o 40 anos de carreira em grande estilo, com um concerto ontem em sua cidade natal, Modena.

Entre os presentes estavam José Carreras, acompanhado por vários outros nomes importantes do canto lírico. Plácido Domingo, precisou cancelar sua participação no último momento para submeter-se a uma cirurgia.

Embora Pavarotti tenha cantado trechos de "La Bohème" e "Aída", o concerto foi mais uma homenagem de outros cantores a ele. Ele foi aplaudido de pé antes mesmo de o espetáculo começar.

A longa carreira musical de Pavarotti começou na cidade italiana de Reggio Emilia, ao lado de seu pai - um padeiro com talento musical que canta até hoje, aos 89 anos de idade.

Sua estréia na ópera aconteceu há 40 anos, no papel de Rodolfo, de "La Bohème", de Puccini.

Pavarotti, ao lado de José Carreras e Plácido Domingo, foi assistido por cerca de 800 milhões de pessoas em todo o mundo no concerto inaugural dos "Três Tenores", na véspera da final da Copa da Itália, em 1990.

Ultimamente o tenor vem sofrendo alguns problemas. O excesso de peso, um julgamento por sonegação de impostos e a separação de sua mulher após 35 anos de casamento, para casar-se com sua secretária, Nicoletta Mantovani, agravaram suas preocupações. Há rumores de que ele abandonará os palcos em breve. Pavarotti e as pessoas mais próximas a ele desmentem a hipótese.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca