Reuters
27/12/2001 - 13h32

Índia impõe novas sanções contra Paquistão

da Reuters, em Nova Déli (Índia)

A Índia, que acusa o governo paquistanês de não agir contra militantes extremistas, lançou hoje novas sanções contra o Paquistão, mas disse que não há razão para preocupações quanto a uma guerra nuclear entre os dois países.

O ministro indiano das Relações Exteriores, Jaswant Singh, disse que o comitê do gabinete de segurança decidiu reduzir a missão diplomática da Índia no Paquistão e a missão de Islamabad em Nova Déli, restringir a movimentação de diplomatas paquistaneses aos limites da capital e tirar o direito da empresa Pakistan International Airlines de voar em espaço aéreo indiano.



As tensões entre os dois rivais têm aumentado em meio à maior preparação militar em 15 anos e a uma guerra verbal amarga, espalhando o medo de que uma guerra possa ocorrer.

A Índia pede que o Paquistão aja contra os separatistas de base paquistanesa lutando contra o regime indiano na Caxemira. O país culpa os separatistas pelo ataque em 13 de dezembro contra o Parlamento indiano, no qual 14 pessoas foram mortas.

Leia mais no especial Conflito Índia-Paquistão
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca