Reuters
30/04/2001 - 18h25

Sting receberá prêmio por promover entendimento entre povos

da Reuters, em Washington

O cantor Sting vai receber em Washington, no dia 5 de maio, um prêmio por promover o entendimento entre pessoas de culturas diferentes. Jenny Salan, porta-voz do Instituto Árabe Americano, disse que a entidade vai conceder a Sting o prêmio Kahlil Gibran Espírito da Humanidade, pelo compromisso do cantor "com pessoas nativas e o meio ambiente, além de seus esforços para promover o entendimento entre pessoas de culturas diferentes".

O prêmio tem o nome do autor de "O Profeta", americano de origem libanesa cuja obra enfatiza o amor pela humanidade, o orgulho em sua herança cultural árabe e o respeito pela liberdade que encontrou nos Estados Unidos.

Sting levou a música árabe ao topo das paradas americanas com sua canção "Desert Rose", do álbum "Brand New Day".

Tocada com o artista argelino Cheb Mami, "Desert Rose" inclui letra em árabe e instrumentos tradicionais árabes.

A canção se tornou tão popular nos Estados Unidos que Sting e Cheb Mami a tocaram com o músico Simon Shaheen e seu grupo, o Qantara, na cerimônia de entrega do Grammy em 1999.

A canção ficou entre as dez primeiras nas paradas de sucesso dos EUA e foi tocada por rádios de todo o país.

"Evidentemente Sting é uma dessas pessoas extraordinárias que usa seu talento para conscientizar e aproximar as pessoas", disse James Zogby, presidente do Instituto Árabe Americano.

Algumas pessoas e entidades que receberam o prêmio no passado foram George Mitchell, por intermediar o acordo de paz na Irlanda do Norte; a Associação Cristã de Moços, por seus esforços para combater a intolerância racial; e o Centro de Direitos Humanos RFK Memorial, por promover a democracia e os direitos humanos.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca