Reuters
28/12/2001 - 15h09

Cidade natal de J.R.R. Tolkien não sabe do sucesso do autor

da Reuters, em Bloemfontein (África do Sul)

Enquanto feiticeiros e anéis conquistam platéias em cinemas do mundo todo nesta temporada, uma cidade sul-africana parece curiosamente imune aos atrativos do épico de magia criado por J.R.R. Tolkien.

Visitantes da poeirenta cidade de Bloemfontein na semana passada dificilmente suspeitariam que o autor de "Senhor dos Anéis" nasceu ali há pouco mais de um século.

Nenhuma placa marca o local do nascimento dele, atualmente uma loja de móveis. Nenhum mapa turístico menciona seu nome e algumas livrarias não possuem suas obras no estoque.

"Senhor dos Anéis? Quem escreveu isso?", perguntou o atendente de uma loja no final de semana em que o primeiro filme da trilogia baseada na obra de Tolkien estreava com sucesso nos cinemas.

O escritor, nascido em 1892 de pais britânicos que se mudaram para a cidade a fim de começarem uma nova vida, não tinha mais de quatro anos quando deixou a África do Sul. No entanto, suas memórias do lugar permaneceram vivas.

E as descrições de suas primeiras impressões sugerem antes Mordor -a terra devastada do senhor do mal Sauron- do que a aprazível e rural Shire, onde vivem os Hobbits.

A moderna Bloemfontein, um ponto de parada para os que viajam pela Província Estado Livre a caminho da Cidade do Cabo ou de Johanesburgo, pode ser menos sombria do que conta a memória de Tolkien, mas continua mais funcional que graciosa.

Uma rápida volta pela cidade revela suas profundas raízes bôeres (descendentes dos colonizadores brancos do país), mas leva-se mais tempo para notar as ligações do lugar com o professor de Oxford que nasceu pouco antes da guerra entre os colonos e os britânicos.

Ali está também a tumba do pai de Tolkien e a igreja e a fonte onde o escritor foi batizado.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca