Reuters
28/12/2001 - 16h26

Livro reúne personagens mais sedutoras dos quadrinhos

da Reuters

As 54 personagens femininas mais intrigantes e sensuais de gibis e tiras de jornais do mundo todo podem ser encontradas no livro "As Sedutoras dos Quadrinhos" (Ed.Opera Graphica, 144 pgs), do pesquisador e historiador Marco Aurélio Lucchetti.

Na obra, Lucchetti conta a origem, criação e contexto histórico dessas personagens que há anos mexem com o imaginário dos leitores.

O autor também inclui notas de outros especialistas em quadrinhos, e em alguns momentos descreve detalhes das beldades como se elas fossem mulheres de carne e osso -até as medidas do busto e dos quadris são itens a considerar.

"As Sedutoras dos Quadrinhos" começa em 1932 com a inglesinha Jane (conhecida no Brasil como Jane Pouca-Roupa) e termina em 2000 com a feiticeira brasileira Jenna.

De um universo de 250 "femmes fatales" relacionadas por Lucchetti, foram selecionadas 54 entre as mais lidas, as quase-famosas e as desconhecidas do público em geral.

Entre algumas curiosidades, o leitor pode conhecer Miss Lace e Torchy, companheiras dos combatentes norte-americanos na Segunda Guerra Mundial, assim como Jane, "a arma secreta britânica". Na época (1939-1945), as tirinhas publicadas em jornais eram as únicas "mulheres" no meio da soldadesca.

Rostos, ou melhor, pernas mais conhecidas do público também aparecem, como a ingênua Betty Boop (1930), as provocantes mulheres do espanhol Milo Manara e do italiano Guido Crepax, e a contemporânea Lara Croft, que migrou dos videogames para os gibis.

Aliás, várias foram as mulheres, desta vez de carne e osso, que se eternizaram no mundo dos quadrinhos. Atrizes pornôs são as que mais se destacam, como a italianíssima Llona Staller, conhecida como A Cicciolina.

A primeira brasileira citada no livro é Mirza, a mulher vampiro que surgiu por volta de 1967 pelas mãos de Luís Meri e Eugênio Colonnese. Coincidência ou não, a segunda sedutora local também é uma apreciadora de jugulares: Naiara, de 1968.

Marco Aurélio Lucchetti é colecionador de quadrinhos desde os 6 anos de idade e possui uma biblioteca de mais de 50 mil gibis do mundo todo. Ele já tinha o livro praticamente pronto quando o chamaram para escrever sobre as personagens femininas mais sensuais.

Em 1986, quando Lucchetti teve a idéia do tema, tentava desde então publicar suas pesquisas sem sucesso. Agora, "As Sedutoras" faz parte da coleção Garotas de Papel, através da qual a Editora Opera Graphica pretende lançar outras obras sobre as mulheres do mundo dos quadrinhos.

Segundo o próprio autor, os próximos volumes ainda não têm previsão de lançamento e vão depender das vendas deste primeiro livro.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca