Reuters
28/12/2001 - 18h14

Homenagem e segurança reforçada vão marcar Réveillon em NY

da Reuters, em Nova York

O espectro dos atentados de 11 de setembro a Nova York irão pairar sobre Times Square na próxima segunda-feira, quando mais de meio milhão de pessoas deverão se reunir para um dos mais assistidos espetáculos de Ano Novo.

A segurança será reforçada e as vítimas dos ataques serão homenageadas em festividades que contarão com um show de fogos de artifício, luzes e músicas, bem como a queda da bola ao som dos gritos da multidão.

"Vai ser mais do que um Réveillon tradicional. É claro que a segurança será reforçada, como foi na comemoração do Milênio, e como sempre é", disse Robert Esposito, presidente do Distrito de Times Square, responsável pela organização da festa.

As medidas de segurança incluirão uma revista com detetores de metal de todos os que entram na área de Times Square. O uso de mochilas será proibido e o evento não terá bebida alcóolica.

Fontes policiais disseram que esquadrões de bioterror estarão de prontidão e a polícia estará equipada com detetores de radiação, medidas que foram tomadas recentemente para outros eventos importantes em Nova York.

Além disso, caixas de correio e jornal e latas de lixo serão retiradas do local, e haverá patrulhamento de policiais à paisana no meio da multidão.

Giuliani

O prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, será o convidado de honra do evento, e seu último ato oficial será apertar o botão para fazer cair a bola e iniciar a contagem regressiva.

O mandato de Giuliani terminará à meia-noite e o prefeito eleito Michael Bloomberg poderá assumir momentos depois que a bola cair, para simbolizar uma tranquila transição de poder na maior cidade dos Estados Unidos.

Uma das novidades este ano é uma cerimônia de toque de sinos à seis da tarde, quando a bola é erguida em Times Square.

Sinos soarão pela cidade em memória às vítimas dos atentados de 11 de setembro e familiares dos mortos no World Trade Center participarão da cerimônia.

A bola de cristal de 485 quilos usada para a contagem regressiva irá conter 504 triângulos de cristal formando o desenho de "Esperança para Fortalecer", segundo os organizadores.

Cerca de 3.000 pessoas morreram quando dois aviões sequestrados se chocaram contra as torres gêmeas em 11 de setembro, a poucos quilômetros de Times Square.

Os cristais terão gravados os nomes dos países que perderam cidadãos nos ataques, bem como os nomes das equipes de polícia, bombeiros e resgate que também perderam pessoas.

As autoridades de turismo de Nova York esperam um aumento de visitantes para o feriado de Ano Novo em relação ao ano passado, com a taxa de reserva hotéis a cerca de 78%.

Os organizadores garantem que Times Square tornou-se uma das áreas mais seguras de Nova York e estão incentivando as pessoas a participar das comemorações. "Sempre cabe mais um", disse Esposito.

Leia mais notícias sobre Réveillon
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca