Reuters
30/12/2001 - 16h59

Paquistão congela contas de dois cientistas nucleares

da Reuters, em Karachi (Paquistão)

O Banco Central do Paquistão informou hoje ter congelado as contas bancárias pessoais de dois cientistas nucleares e de um industrial, suspeitos de ter ligações com o terrorista saudita fugitivo Osama bin Laden.

Um porta-voz do Banco estatal do Paquistão informou que as contas dos cientistas Bashiruddin Mahmood e Abdul Majeed e do industrial Mohammad Tufail foram congeladas.

Os três faziam parte da diretoria da Umma Tameer-e-Nau, uma organização islâmica de caridade que os Estados Unidos declararam como grupo terrorista. Washington bloqueou financiamento para o grupo, após acusá-lo de fornecer informação de armas nucleares para a rede de Bin Laden, a Al Qaeda.

O Paquistão congelou os ativos da organização no início deste mês. "As contas individuais dos três diretores foram congeladas", disse o porta-voz do banco, Syed Wasimuddin.

Mahmood e Majeed, aposentados da Comissão de Energia Atômica do Paquistão desde 1998, foram detidos por autoridades paquistanesas no final do mês passado, após serem interrogados em outubro sobre suas atividades no Afeganistão.

Eles foram libertados no início de dezembro, e nenhuma acusação foi feita contra eles.

Leia mais:
  • Saiba tudo sobre a guerra no Afeganistão

  • Conheça as armas dos EUA

  • Conheça a história do Afeganistão


  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca