Reuters
31/12/2001 - 18h31

Premier indiano pede que país esteja preparado para guerra

da Reuters, em Nova Déli

O primeiro-ministro da Índia, Atal Behari Vajpayee, pediu que seu povo esteja preparado para qualquer coisa na guerra contra o terrorismo. Segundo ele, a mais populosa nação do mundo pode ser atingida por mais ataques.

"Queridos compatriotas, a situação que estamos enfrentando não tem precedentes", disse Vajpayee em uma mensagem de Ano Novo publicada nos principais jornais indianos.

"Eu gostaria que vocês estivessem preparados para qualquer eventualidade. Eu também gostaria que vocês estejam cientes de que a batalha contra o terrorismo será necessariamente longa. Ninguém deve esperar uma vitória rápida e indolor, nem se desesperar se mais ataques terroristas ocorrerem."

Acusando o vizinho Paquistão de provocar uma guerra por patrocinar militantes contrários à Índia, o primeiro-ministro prometeu combater o terrorismo depois de um ataque suicida ocorrido contra o parlamento do país, no último dia 13 de dezembro. A Índia considera dois grupos separatistas baseados no Paquistão como responsáveis pelo ataque.

Leia mais no especial Conflito Índia-Paquistão
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca