Reuters
03/01/2002 - 15h50

Planta carnívora escolhe sua presa, diz estudo

da Reuters, em Washington

Um estudo publicado na edição desta semana da revista científica "Nature" (www.nature.com) mostra que a planta carnívora Nepenthes albomarginata, encontrada na ilha de Brunei, seleciona o petisco que melhor lhe convém.

A planta cresce em forma de jarro e se alimenta de insetos que caem em sua cavidade, os quais são digeridos por substâncias químicas produzidas pela própria planta.

"As plantas carnívoras do gênero Nepenthes não costumam ser seletivas quanto a sua presa, capturando qualquer inseto que ande em sua borda, mas a Nepenthes albomarginata é uma exceção", disseram os pesquisadores, do Instituto Johann Wolfgang Goethe em Frankfurt (Alemanha).

Geralmente, esta planta se alimenta com alguns escaravelhos, formigas e moscas. No entanto, quando cupins estão por perto, eles são capturados em massa. "Todos os cupins encontrado em uma planta pertencem a mesma espécie e estavam no mesmo estado de decomposição, o que sugere que foram pegos em um período curto", diz Marlis Merbach, que liderou o estudo.

Os pesquisadores disseram que este é o primeiro exemplo de uma planta carnívora que escolhe sua presa.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca