Reuters
04/01/2002 - 18h23

Sanyo e Kodak juntam-se para produzir telas

da Reuters, em Tóquio (Japão)

Um empreendimento conjunto das empresas Sanyo e Kodak lançará no próximo mês um novo tipo de tela ultrafina de matriz ativa de diodo luminoso (OLED). O lançamento acirrará a concorrência com a SK Display, primeira fabricante de telas OLED.

Hideo Shimizu, que preside a parceria Sanyo-Kodak, disse que a operação espera ter lucros em três anos. 'Se não conseguirmos, não teremos como reinvestir na próxima nova tecnologia', afirmou o executivo.

As telas OLED emitem luz diretamente com a passagem de corrente elétrica, permitindo um produto mais eficiente — por ser mais brilhante e mais fino —, com menor consumo de energia do que as tradicionais telas de cristal líquido (LCD).

O mercado já esperava que a Sanyo fosse uma das primeiras a lançar as telas OLED. O anúncio da parceria com a Kodak, feito no mês passado, só fez aumentar as expectativas. A Sanyo controla 66% da parceria.

Shimizu disse que a parceria usará fábricas de LCD já existentes, reduzindo os investimentos para US$ 380 milhões. As dificuldades tecnológicas limitarão, inicialmente, a produção, permitindo apenas telas pequenas para celulares, sistemas de navegação em automóveis e computadores de mão.

Segundo o executivo, pelo menos no começo, não haverá muita concorrência no setor de telas OLED. Shimizu prevê que 'haverá no máximo quatro' empresas concorrendo nesse mercado.

Várias empresas já anunciaram planos de produzir telas de matriz passiva. Mas essas não têm a cor e o baixo consumo energia das telas de matriz ativa.

A Toshiba e uma parceria liderada pela Tohoku Pioneer, subsidiária da Pioneer Corp, devem iniciar sua produção de telas OLED em abril. A Samsung SDI planeja chegar ao mercado em 2003.

Todas essas empresas se viram atraídas pelas previsões otimistas para o setor. Shimizu citou uma pesquisa de mercado que prevê um mercado de US$ 3 bilhões em 2005 para as telas de matrizes passivas e ativas.

O próximo passo para a tecnologia será produzir telas grandes para TV e computadores pessoais. A Sony já disse que pretende ter telas OLED de 13 polegadas no final do ano que vem. A Samsung espera produzi-las só em 2005.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca