Reuters
04/01/2002 - 18h57

Troca de tiros com Paquistão deixa quatro mortos, diz Índia

da Reuters, em Jammu (Índia)

Dois soldados indianos foram mortos quando tropas do Paquistão dispararam contra eles ao longo da linha de controle que divide a Caxemira em meio a um nível de tensão cada vez mais alto nas relações entre as potências nucleares rivais, afirmou a Defesa indiana.

Autoridades indianas disseram que dois guardas de fronteira paquistanesa também foram mortos e alguns abrigos do Paquistão, destruídos nos disparos feitos em retaliação pela Índia.

"As tropas paquistaneses abriram fogo sem serem provocadas usando foguetes, morteiros e metralhadoras de grosso calibre contra instalações da Índia perto do setor de Nowshahra, nas quais foram mortos dois de nossos rapazes", afirmou uma autoridade da Defesa que não quis se identificar.

"Nossas forças retaliaram e, na ação, dois soldados paquistaneses foram mortos e alguns abrigos, destruídos."

A Índia e o Paquistão trocaram tiros durante a noite ao longo da sua tensa fronteira na Caxemira no que um policial indiano descreveu como parte "de disparos de rotina".

Os dois países enviaram um grande contingente de soldados para suas fronteiras, na maior concentração dos últimos 15 anos, depois do ataque suicida contra o Parlamento indiano, que a Índia diz ter sido realizado por grupos separatistas da Caxemira que mantêm bases no Paquistão.

As forças rivais trocam tiros quase diariamente desde o ataque.

Em outras regiões da Caxemira, seis membros de guerrilhas separatistas foram mortos hoje em uma série de conflitos com forças de segurança, afirmou uma autoridade da área de defesa.

Os dois países travaram três guerras _duas em torno da Caxemira_ desde que se tornaram independentes do Reino Unido, em 1947.

Leia mais no especial Conflito Índia-Paquistão
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca