Reuters
04/01/2002 - 19h31

Prisioneiros ligados a Montesinos têm chaves das celas no Peru

da Reuters, em Lima

Dois prisioneiros peruanos ligados a Vladimiro Montesinos, o principal assessor do ex-presidente Alberto Fujimori, foram descobertos com a posse das chaves de suas celas em uma prisão de Lima e foram, em seguida, transferidos para prisões mais seguras.

"Havia prisioneiros que possuíam as chaves de suas celas e dos corredores de acesso", disse o ministro da Justiça, Fernando Oliveira, à rádio CPN. Funcionários da cadeia disseram que o ex-deputado Alberto Kouri e o antigo executivo de mídia Eduardo Calmell foram encaminhados para prisões mais seguras.

Montesinos, o ex-chefe extra-oficial do serviço de inteligência peruano, está preso sob acusações que vão de assassinato a lavagem de dinheiro.

Kouri e Calmell são acusados de receber propina de Montesinos, que supostamente dirigia uma rede de corrupção sob as ordens de Fujimori. Kouri continua alegando que é inocente.

O governo do presidente Alejandro Toledo, que assumiu em julho prometendo acabar com a corrupção, disse que, apesar da prisão de Montesinos, sua "máfia" ainda tem influência.

Leia mais no especial Fujimori
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca