Reuters
06/01/2002 - 16h46

"O Senhor dos Anéis" é eleito o melhor filme do ano pelo AFI

da Reuters, em Los Angeles

"O Senhor dos Anéis" foi escolhido como o melhor filme do ano pelo American Film Institute (AFI), um prêmio recém-criado para servir de preparação ao Oscar.

A AFI criou o seu prêmio para competir com o Globo de Ouro e usa como apelo o fato de ser a primeira premiação-espetáculo do ano. Mas seu começo foi considerado tumultuado.

O ator Elijah Wood, que interpretou o hobbit "Frodo", estava presente à festa de três horas, transmitida pela CBS. Foi uma das poucas estrelas da noite.

Sissy Spacek também foi ao luxuoso Beverly Hills Hotel e considerou "uma honra maravilhosa" o prêmio de melhor atriz, como a mãe sisuda e enlutada de "In the Bedroom".

Denzel Washington foi escolhido o melhor ator pelo papel de policial em "Training Day". Washington não deu as caras, assim como Robert Altman, melhor diretor por "Gosford Park", uma crítica ao sistema britânico de classes.

Samuel L. Jackson foi receber o prêmio por Washington e disse brincando que levaria o dele e o de Altman para sua casa.

Seja qual for o prêmio, é melhor levar do que perder. Por isso, as escolhas de Spacek, Washington e Altman dão a eles cacife para uma série de prêmios que serão entregues em Hollywood antes do mais importante deles, o Oscar, em março.

Os prêmios da AFI, para filmes e programas de televisão, acontecem duas semanas antes do Globo de Ouro, que normalmente abria a temporada.

A escolha da AFI foi feita por cem críticos, acadêmicos e profissionais do cinema, entre os quais Steven Spielberg.

O Globo de Ouro é entregue por 80 correspondentes estrangeiros de Hollywood, quase todos ilustres desconhecidos.

Saiba tudo sobre "O Senhor dos Anéis"


 

FolhaShop

Digite produto
ou marca