Reuters
08/01/2002 - 11h58

Helicópteros dos EUA ajudarão combate a incêndio na Austrália

da Reuters, em Sydney

Bombeiros australianos preparam hoje dois helicópteros gigantes norte-americanos Sky Crane (guindaste aéreo) para ajudar a lançar água sobre o incêndio florestal que ameaça várias cidades da costa leste do país.

A chuva de ontem ajudou o combate ao fogo nos arredores de Sydney, mas o incêndio continua fora de controle ao redor de Sussex Inlet, 190 quilômetros ao sul. Milhares de moradores foram tirados de pequenas cidades de praia na noite de ontem, mas puderam retornar no dia seguinte.

Milhares de bombeiros, a maioria voluntários, trabalham sem parar desde o dia de Natal. Muitos dos cem focos de incêndio foram iniciados propositalmente. A polícia já prendeu 26 supostos sabotadores, um deles de apenas nove anos. Ao todo, o fogo forma uma frente de 2.000 quilômetros.

O incêndio, considerado o pior no país desde 1994, já destruiu 160 casas, mas não causou mortes. O prejuízo e os custos da operação somam US$ 73 milhões.

Um helicóptero Sky Crane, apelidado de "Elvis", já lança enormes quantidades de água diariamente, o que salvou centenas de casas. Agora vão entrar em cena também o "Incrível Hulk" e o "Georgia Peach", que voaram ontem para Sydney. "Os helicópteros estão sendo reconstruídos, e o processo obviamente precisa ser meticuloso", disse o bombeiro John Winter. Com a chegada dos dois helicópteros, a frota de mais de 70 aviões que participam do combate ao incêndio poderá ser levada para manutenção.

  Veja galeria de fotos do incêndio

Leia mais no especial Incêndios


 

FolhaShop

Digite produto
ou marca