Reuters
09/01/2002 - 07h56

Milosevic vai à última audiência antes de julgamento em Haia

da Reuters, em Haia

Slobodan Milosevic, 60, sentou-se hoje no banco dos réus do Tribunal de Crimes de Guerra de Haia para uma última audiência antes de seu julgamento por crimes contra a humanidade realizados em Kosovo, em 1999.

Advogados e juízes iriam determinar os procedimentos do julgamento do ex-líder iugoslavo, marcado para começar em 12 de fevereiro.

Reuters - 20.set.2000

Slobodan Milosevic, ex-presidente da Iugoslávia
Milosevic, acusado por uma campanha sérvia de assassinatos coletivos e expulsão de albaneses de Kosovo, está prestes a enfrentar um outro julgamento, mais importante, por crimes contra humanidade e genocídio na Croácia, em 1991, e na Bósnia, entre 1992 e 1995.

O réu considera o tribunal "ilegal" e classifica as acusações como "monstruosas". Milosevic decidiu não designar um advogado de defesa.

O tribunal considerou que Milosevic alegou ser inocente das três acusações, já que ele não quis se pronunciar, e nomeou três advogados internacionais para garantir um julgamento justo.

No processo sobre Kosovo, Milosevic é acusado de responsabilidade, junto com outros quatro autoridades sérvios, de assassinar 900 albaneses e expulsar cerca de 800 mil civis de suas casas.

Os promotores de crimes de guerra da ONU (Organização das Nações Unidas) disseram que Kosovo assinalou o começo e o fim do plano de Milosevic de criar uma "Sérvia Maior" durante os 13 anos que dirigiu Belgrado como presidente iugoslavo e sérvio.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca