Reuters
10/01/2002 - 17h26

ONU baseia paz no Oriente Médio em três "pilares"

da Reuters, em Damasco (Síria)

As Nações Unidas disseram hoje que há poucas chances de se chegar a um acordo de paz no Oriente Médio se não houver o fim da violência regional, prosperidade econômica e progressos políticos.

"Esses três pilares precisam ser erguidos ao mesmo tempo. Sem isso, tudo vai desmoronar", disse o representante da ONU para o conflito na região, Terje Roed-Larsen, após se reunir em Damasco com o chanceler da Síria, Farouq Al-Shara. Nos próximos dias, Larsen terá encontros semelhantes no Líbano e na Jordânia.

Os comentários foram feitos um dia depois de atiradores palestinos terem matado quatro soldados israelenses perto da faixa de Gaza, encerrando uma trégua iniciada em dezembro e afastando ainda mais a possibilidade de sucesso de uma missão de paz norte-americana.

Larsen, ex-chanceler da Noruega, também disse que qualquer acordo viável para a região deve se basear nas resoluções do Conselho de Segurança da ONU que exigem a retirada de Israel dos territórios ocupados na guerra de 1967 _Cisjordânia, faixa de Gaza e Colinas do Golã, estas reivindicadas pela Síria.

Israel e Síria negociaram o destino do Golã desde 1991. Em setembro de 2000, estavam aparentemente perto de um acordo quando o processo de paz ruiu. Começou então a atual fase da intifada (rebelião palestina), que já matou 803 árabes e 238 israelenses.

Leia mais no especial Oriente Médio
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca