Reuters
10/01/2002 - 22h03

"Zoolander", que estréia sexta, agrada com bom humor e simpatia

da Reuters, em Hollywood

Sátira do mundo da moda nova-iorquino, "Zoolander", que estréia nesta sexta-feira, erra seus alvos cômicos tantas vezes quanto os acerta, mas agrada mesmo assim pelo bom humor e a simpatia com os quais zomba de quem faz por merecer.

Além de reciclar para o cinema o personagem do modelo burrinho criado para VH1/Vogue Fashion Awards de 1996, Ben Stiller aproveita a oportunidade para voltar à direção pela primeira vez desde que se tornou grande astro cômico com "Quem vai ficar com Mary?" e "Entrando numa Fria".

Embora "Zoolander" não atinja o grau cômicos dessas produções, o resultado é uma sátira de sofisticação razoável e que vai agradar ao grande público.

Sete anos após seu último trabalho como diretor ("O Pentelho"), Stiller mostra que seu toque está bem mais leve, e com razão: o mundo da moda não precisa de grandes ajustes cômicos para ficar com ar de algo tolo e efêmero.

Na realidade, um dos principais problemas do roteiro assinado pelo próprio Stiller, juntamente com Drake Sather e John Hamburg, é o ônus desnecessário de uma trama "séria", na qual os vilões tentam transformar o modelo Derek Zoolander em assassino político.

A única coisa inteligente dessa parte da história é sua motivação: os vilões são loucos por moda que querem eliminar a oposição ao uso do trabalho infantil nas fábricas têxteis que exploram a mão-de-obra de crianças asiática.

Mas a política não demora a ser deixada de lado, já o que realmente conta nesse mundo é o status - algo que Zoolander perde por completo quando, depois de três anos como número 1, vê seu lugar de Modelo do Ano ser tomado pelo loiraço Hansel (Owen Wilson).

Desanimado e convencido de que "há coisas mais importantes na vida do que ser bonito", Zoolander se retira para suas raízes familiares nas minas de carvão do sul de Nova Jersey, onde ainda trabalham seu pai (Jon Voight) e seus dois irmãos.

Mas seu retiro espiritual dura pouco - logo depois o extravagante estilista Mugatu (Will Ferrell), o mandante da tentativa de assassinato político, chama o modelo para estrelar seu novo desfile.

Sujeito a uma "lavagem cerebral" por Mugatu, Zoolander é seguido de perto por Matilda (Christine Taylor), repórter da revista Time que acaba de publicar um artigo arrasando com ele, e, inevitavelmente, vê Hansel atravessar-se em seu caminho outra vez.

A história dá uma virada inesperada quando passa a focar no relacionamento entre os arqui-rivais. Quando Zoolander e Hansel se cruzam num clube, é como se fossem dois caubóis do Velho Oeste partindo para uma troca de tiros.

De cabelos negros espetados e usando uma sucessão de roupas estranhas, Stiller é constantemente engraçado. Mas quem acaba roubando a cena é Wilson, que já mostrara ser bom no papel do ex-namorado perfeito em "Entrando numa Fria".

Para completar, o filme tem participações especiais de personalidades do mundo da moda (Fabio, Heidi Klum, Tommy Hilfiger), outros atores (Cuba Gooding Jr., Natalie Portman, Billy Zane) e celebridades diversas (Donald Trump, Sandra Bernhard, Garry Shandling).
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca