Reuters
11/01/2002 - 11h05

Explosão causa incêndio em depósito do Exército indiano

da Reuters, em Jaipur (Índia)

Chamas consumiam hoje um depósito de artilharia do Exército indiano no Estado de Rajasthan, no oeste do país, onde milhares de soldados concentram-se próximos à fronteira com o Paquistão.

Várias explosões foram ouvidas e fumaça podia ser avistada nos subúrbios da cidade de Bikaner, segundo um oficial local. "Começou às 15h [locais] com uma explosão barulhenta, ainda podemos ver fumaça", disse.

Um porta-voz do Ministério da Defesa em Nova Déli disse que ainda estava verificando as notícias sobre o fogo.

A Índia deslocou um enorme contingente de homens e veículos militares para toda a extensão da fronteira de Jammu e Caxemira a Rajasthan e o Estado de Gujarat. A ação, segundo a Índia, é para pressionar o Paquistão a pôr um fim ao que os indianos classificam de terrorismo através da fronteira.

O Paquistão, que nega estar envolvido em violência na Índia, também transferiu seus soldados para a fronteira. Os vizinhos, ambos com poderio nuclear, já travaram três guerras desde que se tornaram independentes do Reino Unido em 1947.

Hoje, o general indiano S. Padmanabhan disse que a situação na fronteira entre os dois países é séria e que algo como uma guerra poderia estar se desenvolvendo.

Leia mais no especial Conflito Índia-Paquistão
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca