Reuters
11/01/2002 - 12h44

Vendas de jogos em 2001 empatam com ano anterior

da Reuters, em Tóquio (Japão)

As vendas de videogames no Japão em 2001 empataram com os números do ano anterior.

O setor movimentou, no ano passado, 468 bilhões de ienes (US$ 3,52 bilhões), mesmo com o sucesso do PlayStation 2, da Sony, contra os 467,7 bilhões de ienes (US$ 3,51 bilhões de dólares) de 2000.

A Enterbrain, editora da maior revista japonesa de videogames, a "Weekly Famitsu", divulgou que as vendas de hardware aumentaram para 196,1 bilhões de ienes, em comparação com os 174,2 bilhões de ienes do ano anterior. As vendas de software, no entanto declinaram 7,3%, para 271,9 bilhões, disse a editora.

A Enterbrain definiu 2001 como um ano de transição, com a estréia do portátil Game Boy Advance e do console GameCube, da Nintendo e com o fim do console Dreamcast, da Sega.

"As vendas de software estavam fracas no primeiro semestre de 2001", informou a revista.

"Mas o mercado se fortaleceu mais para o fim do ano, com a estréia do GameCube em setembro e com o lançamento de títulos que chegaram a vender mais de 1 milhão de cópias, como o 'Gran Turismo 3'".

Em dezembro, período crucial de vendas para o setor, os negócios do setor no Japão aumentaram 50%, para 90 bilhões de ienes, disse a Enterbrain.

As vendas do PlayStation 2 na temporada de fim de ano dobraram, em parte por causa da redução do preço em novembro, conforme anunciou a Sony.

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