Reuters
13/01/2002 - 14h12

Polícia de Belfast prende dois suspeitos de assassinato de católico

da Reuters, em Belfast (Irlanda do Norte)

Dois homens foram presos por envolvimento no assassinato de um jovem carteiro católico, morto por guerrilheiros protestantes nos arredores de Belfast, na Irlanda do Norte, disse hoje a polícia.

Daniel McColgan, 20, foi atingido por vários tiros disparados por dois homens que estavam à espera do carteiro em um posto dos correios ontem de manhã.

Foi o mais recente acontecimento de uma onda de violência sectária na Irlanda do Norte nos últimos dias. "Dois homens foram presos e estão ajudando a polícia nas investigações", disse um porta-voz da polícia.

O chefe da polícia da Irlanda do Norte, Ronnie Flanagan, disse à agência "BBC" que o assassinato era "um crime horrível e covarde" de um jovem "que estava simplesmente indo trabalhar para sustentar a mulher e o bebê do casal".

A busca da paz na Irlanda do Norte foi abalada por tumultos na capital na quarta (9) e quinta (10) perto de uma escola católica para meninas que no ano passado se tornou o símbolo da violência sectária na Província.

O secretário da Irlanda do Norte na Inglaterra, John Reid, pediu hoje que políticos dos dois lados da Província se unam na condenação da violência recente.

"São as pessoas que devem se dar conta que não há futuro no passado, e que o ódio sectário não levará a nada a não ser à destruição de suas próprias comunidades", disse Reid ao jornal "Sky News".

No local do assassinato, no distrito protestante de Rathcoole, flores deixadas em homenagem ao carteiro morto sofreram atos de vandalismo durante a noite.

A autoria do assassinato de McColgan foi assumida horas depois do crime pelo grupo pró-britânico Red Hand Defenders.

Ontem, a polícia disse ter feito uma apreensão de armas e munições na área católica de New Lodge em Belfast.

Leia mais no especial Reino Unido
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca