Reuters
14/01/2002 - 15h58

Burger King lança programa de fidelização na internet

da Reuters, em Chicago (EUA)

Inspirada no conceito de milhagem das empresas aéreas, a cadeia norte-americana de fast food Burger King está premiando os fãs do sanduíche Whopper com pontos que valem dinheiro na compra de produtos do site de leilões eBay.

'Isso é uma evolução natural. Estamos procurando várias formas de parceria e alianças. E estamos entrando com força no mercado on-line', afirmou Chris Clouser, executivo responsável pelas estratégias de marketing do Burger King.

Além do acordo com a eBay, o Burger King fechou uma parceria com a AOL Time Warner para oferecer a seus clientes acesso aos conteúdos da empresa de mídia.

Segundo analistas de mercado, um programa de fidelidade na área de alimentação é um desafio, já que você tem de convencer o seu cliente a escolher o que vai comer antes que ele procure por um restaurante.

O máximo que empresas do setor fizeram até agora foi premiar seus clientes habituais com itens grátis de acordo com a quantidade consumida.

Com a concorrência em alta e a demanda em baixa, empresas como Burger King, McDonald's e Taco Bell podem iniciar uma nova corrida com os programas de fidelidade ligados à internet.

"As empresas querem se afastar das promoções de preços", disse um analista, explicando que as companhias não querem diminuir suas margens de lucro.

O McDonald's ainda não fechou nenhuma parceria de internet, mas está testando recursos tecnológicos em suas lanchonetes, como sistemas de pagamento mais rápidos.

Segundo analistas, promoções com cupons on-line e usando a TV interativa se tornarão comuns nos próximos anos, já que existe uma grande parte dos jovens consumidores atraída pelas novas tecnologias.

Entre 1995 e 2000, a indústria de fast food nos EUA cresceu no ritmo de 4% ao ano, segundo Mitchell Speiser, analista da Lehman Bros

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