Reuters
15/01/2002 - 21h24

Colin Powell tenta acalmar Índia e Paquistão

da Reuters, em Nova Délhi

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Colin Powell, estará amanhã no sul da Ásia para tentar acalmar os ânimos de Índia e Paquistão, que já estão prontos para a guerra, com a presença de aproximadamente um milhão de homens na fronteira entre os dois países.

Powell é aguardado para tentar fazer com que o presidente paquistanês, Pervez Musharraf, bloqueie o mais rápido possível a atuação da militância islâmica, enquanto na Índia sua missão será convencer o governo local de que o Paquistão está fazendo o máximo para resolver a situação, além de buscar novos caminhos para solucionar o impasse militar.

Na véspera da chegada de Colin Powell, no entanto, os dois países deram poucos sinais de que irão abrandar suas posições, que estão levando os rivais com arsenal nuclear à mais grave crise desde a independência do Reino Unido, em 1947.

O ministro das Relações Exteriores da Índia, Jaswant Singh, disse que aguarda o presidente paquistanês ordenar que os grupos militantes da Caxemira parem com os ataques contra alvos indianos.

Antes de viajar, Powell afirmou que as tropas da Índia devem aguardar para se retirar da fronteira com o Paquistão e que os Estados Unidos não têm a intenção de mediar o confronto entre os dois países.

Leia mais no especial Conflito Índia-Paquistão
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca