Reuters
17/01/2002 - 18h44

Novos consoles trazem euforia a empresas criadoras de games

da Reuters, em Tóquio (Japão)

A julgar pela expectativa, as empresas japonesas que desenvolvem títulos de videogames têm pela frente os melhores anos de sua história. Segundo analistas de mercado, impulsionadas pela popularização dos consoles de última geração, as empresas de games registrarão um ritmo de crescimento de dois dígitos nos próximos anos.

"O volume de vendas de títulos de videogames no Japão e o total dos lucros das nove maiores empresas do setor crescerão mais de 30% anualmente até 2004", afirmou Yuta Sakurai, analista da Nomura Securities.

"Para os criadores de games, os próximos anos serão os de melhor colheita, ultrapassando o recorde de 1992/93", disse o analista.

Em 2001, as vendas de games cresceram pouco no mercado japonês, segundo a Enterbrain, editora da revista "Weekly Famitsu", a mais popular do setor no Japão. De acordo com a empresa, o mercado movimentou 468 bilhões de ienes (US$ 3,57 bilhões) no ano.

Os números refletem a queda de demanda pelos games do fracassado console Dreamcast da Sega e do console Nintendo64.

Mas a maré deve mudar no ano que se inicia graças ao console PlayStation 2 da Sony, que já vendeu cerca de 23 milhões de unidades em todo o mundo, além dos lançamentos do Xbox da Microsoft e GameCube da Nintendo.

"O setor de games brilhará como um dos poucos mercados estáveis e crescentes neste ano", afirmou Tatsuhiko Takura, gerente de investimentos da Tokio Marine Asset Management.

Alguns analistas, entretanto, alertam que uma nova onda de investimentos nas ações do setor pode levar alguns meses para acontecer. "A expectativa de boa performance aumentou o preço dos papéis no final do ano passado e o período janeiro/março será de retirada de lucros", afirmou Eiji Maeda, analista do Daiwa Institute of Research.

Yoko Sasao, do Commerzbank Securities, concorda com o colega. "O setor está num intervalo neste momento. Isso continuará até a próxima temporada de investimentos iniciada por acontecimentos importantes, como foi o lançamento do Xbox e como deve acontecer em março com a estréia do game Biohazard da criadora de jogos Capcom".

Para os especialistas, as empresas de games que mais prometem em 2002 são Nintendo e Capcom. As razões em apontar a Nintendo são suas possibilidades de crescimento e tradição em lançar jogos inovadores. Entre os sucessos previstos estão os games Mario Sunshine e Legend of Zelda, que estréiam no Japão no meio do ano.

Sobre a guerra dos consoles, os analistas prevêem a manutenção da liderança por parte do PlayStation 2, seguido pela GameCube.

"A Nintendo não está preocupada com o Xbox no Japão. O Xbox não se sairá bem por aqui por causa do seu alto preço e das poucas opções de títulos", afirmou Sasao.

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