Reuters
17/01/2002 - 21h11

Apesar da tensão, Powell crê em paz entre Índia e Paquistão

da Reuters, em Nova Délhi

O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, disse que vê sinais de disposição dos rivais nucleares Índia e Paquistão para evitar uma guerra. Mas afirmou, ao desembarcar na capital indiana em sua missão de paz, que a situação continua muito perigosa.

Powell, que já passou por Islamabad e Cabul, disse esperar que a diplomacia, e não a guerra, encerre a crise. A situação deteriorou-se depois de um ataque contra o Parlamento indiano no mês passado. A Índia acusou separatistas paquistaneses da Caxemira.

O secretário disse à rede de televisão ABC que a "situação estava muito perigosa e continua sendo perigosa. A maneira de avançar é ter ação diplomática e política e não deixar isso escorregar para a guerra".

No momento da chegada de Powell, uma explosão em um mercado indiano na Caxemira matou uma pessoa e feriu oito.

"Obviamente foi um ataque militante", disse um policial na cidade de Jammu. "Foi uma bomba forte. Eles escolhem a área para causar o máximo de vítimas civis."

Em sinal de que a Índia pode estar mais aberta ao diálogo, o ministro das Relações Exteriores, Jaswant Singh, disse que o país responderá tão logo o presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, cumpra a promessa de atuar contra militantes islâmicos.

"Assim que observarmos demonstrações de boa vontade, responderemos de maneira adequada e total. Esteja certo disso", disse o ministro em entrevista coletiva com Powell.

A Índia exige que o Paquistão prenda 20 militantes procurados no caso do ataque ao parlamento e atue contra grupos separatistas da Caxemira.

Mais de um milhão de soldados estão posicionados em cada lado da fronteira entre a Índia e o Paquistão. Os dois disputam o controle da região da Caxemira.

A Índia descarta ser a primeira a usar armas nucleares, mas disse estar pronta para a guerra nuclear se o Paquistão atacar antes. Os dois lados trocam fogo quase diariamente na fronteira nas últimas semanas.

Leia mais no especial Conflito Índia-Paquistão
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca