Reuters
20/01/2002 - 19h24

Madonna perde espaço para manifestantes em desfile da Versace

da Reuters, em Paris

Não é fácil roubar a cena de Madonna, mas duas manifestantes contra o uso de roupas de pele conseguiram justamente isso quando invadiram a passarela durante o desfile da estilista italiana Donatella Versace, em Paris, ontem.

Duas manifestantes da organização Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais (Peta) saltaram sobre a passarela na metade do desfile, diante de um público atônito que incluía a diva do pop americano, a atriz Gwyneth Paltrow, e o Rolling Stone Ron Wood.

Seguranças do enorme centro cultural Trocadero, localizado em frente à torre Eiffel, rapidamente retiraram da passarela uma mulher de cabelos castanhos.

Uma loira bem vestida ainda teve tempo de abrir parcialmente diante dos fotógrafos uma faixa dizendo "Peles Matam. Peta" antes de ser jogada ao chão a poucos metros de onde Madonna estava sentada com outros convidados, incluindo a cantora Sheryl Crow.

Minutos mais tarde o clima voltou ao normal, enquanto Madonna e Paltrow trocavam piadas. A Peta frequentemente promove protestos altamente visíveis contra o uso de peles reais por estilistas.

O cantor e DJ Boy George, ex-integrante do Culture Club, solidarizou-se com as manifestantes. "Acho que é uma expressão legítima de emoção", disse depois do desfile. "Sou vegetariano."

O incidente serviu de início surreal aos desfiles das coleções primavera-verão em Paris, frustrando as previsões de que o fato dominante dos desfiles seria a aposentadoria do legendário estilista francês Yves Saint Laurent.

O mundo de Versace não poderia ser mais distante do universo clássico e refinado de Saint Laurent.

Modelos desfilaram cabeleiras penteadas para trás, minissaias brilhantes e sapatos de salto agulha próprios para uma clientela rock 'n' roll que inclui Britney Spears e Jennifer Lopez, para quem Versace promoveu uma festa de casamento em sua mansão no lago Como em outubro.

O crochê voltou à cena de maneira inesperada sob a forma de vestidos grudados à pele, com franjas e pontilhados de cristais brilhantes. Os modelos para o dia incluíam um misto aleatório de paetês holográficos, debruns de cetim fluorescente e retalhos de renda.

Nenhum dos modelos usou pele, embora Versace seja a favor do vison no inverno.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca