Reuters
21/01/2002 - 15h59

MP3.com processa consultoria por danos em direitos autorais

da Reuters, em Los Angeles (EUA)

A companhia de música on-line MP3.com abriu um processo na Justiça norte-americana contra a empresa de consultoria jurídica Cooley Godward LLP.

A MP3, que pede centenas de milhares de dólares a título de perdas e danos, culpa a consultoria por prejuízos sofridos em diversas derrotas judiciais em que a companhia de música foi processada por quebra de direitos autorais.

No processo, aberto na Corte Superior de Los Angeles, a MP3.com afirma que lançou seu serviço "My.MP3.com" em janeiro de 2000 com base em conselhos legais imprecisos e incompletos da Cooley, que tem sede na Califórnia.

O serviço, que possibilita aos usuários arquivar suas músicas de CD para ouvi-las em qualquer lugar, provocou uma série processos de direitos autorais por parte das gravadoras.

A MP3 afirmou que, segundo os conselhos legais da Cooley, o serviço estava de acordo com as leis.

A empresa pede centenas de milhões de dólares por danos à marca e ao valor da MP3.com, e mais US$ 175 milhões que pagou por julgamentos, sentenças e honorários pagos nos processos de direitos autorais.

A MP3, que tem sede na Califórnia, é agora uma unidade da Vivendi Universal.

"Nós vemos as reivindicações em total desacordo com os fatos", disse o diretor de operações da empresa de consultoria, Mark Pitchford. "Nós pretendemos nos defender agressivamente", ameaçou.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca