Reuters
21/01/2002 - 16h05

Globo de Ouro marca o retorno do glamour hollywoodiano

da Reuters, em Los Angeles

Hollywood deixou de lado a contenção pós-11 de setembro para a cerimônia de entrega do Globo de Ouro, no domingo, marcada por glamour inédito, apesar da segurança super-reforçada.

Pela primeira vez na história do evento foram feitos exames dos antecedentes e das impressões digitais dos jornalistas e convidados. Muitos só puderam chegar ao local da cerimônia, no Beverly Hilton Hotel, em ônibus especial, já que os carros foram proibidos de estacionar no local.

Promovido pela Associação dos Jornalistas Estrangeiros de Hollywood, o Globo de Ouro frequentemente funciona como prévia do Oscar, e as premiações deste ano ganharam importância adicional porque, em diversas categorias, os críticos ficaram divididos.

O musical "Moulin Rouge" e o thriller psicológico "A Beautiful Mind" foram os dois filmes com mais indicações: seis para cada um.

"A Beautiful Mind", do diretor Ron Howard, enfrentou concorrência acirrada de "O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel", que ganhou o prêmio de melhor filme do American Film Institute no início do mês.

Já os críticos de Nova York e a Sociedade Nacional de Críticos de Cinema optaram, nessa categoria, pelo onírico "Mulholland Drive", de David Lynch.

Os outros concorrentes nessa categoria eram "In the Bedroom", escolhido melhor filme do ano pelos críticos de Los Angeles, e "The Man Who Wasn't There", estrelando Billy Bob Thornton.

"A Beautiful Mind" valeu a Russell Crowe sua segunda indicação consecutiva na categoria de melhor ator dramático.

Ele enfrentou concorrência de Will Smith, elogiado por seu retrato do lendário pugilista Muhammad Ali em "Ali". Os outros indicados foram Kevin Spacey ("The Shipping News"), Denzel Washington ("Training Day") e Thornton ("The Man Who Wasn't There").

As indicadas para melhor atriz em filme dramático foram Halle Berry ("Monster's Ball"), Judi Dench ("Iris"), Nicole Kidman ("Os Outros"), Sissy Spacek ("In the Bedroom") e a britânica Tilda Swinton ("The Deep End").

O ator Harrison Ford, que chegou à fama no papel de Hans Solo em "Guerra nas Estrelas" (1977), recebeu uma homenagem por toda sua carreira, boa parte da qual representando papéis de herói que o tornaram mundialmente conhecido.

Leia mais:
  • Veja a lista completa de vencedores

  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca