Reuters
21/01/2002 - 16h29

Índia reforça segurança às vésperas do Dia da República

da Reuters, em Guwahati (Índia)

As autoridades indianas reforçaram seus aparatos de segurança no nordeste do país temendo ataques de guerrilhas separatistas durante o final de semana do Dia da República.

"Os ativistas tentam fazer algo de grande e sensacional no Dia da República", disse M. Mohan Raj, inspetor geral da polícia de Assam, o maior dos sete Estados do nordeste da Índia.

"Mas eles não terão sucesso porque as forças de segurança estão mais vigilantes, as patrulhas foram intensificadas e outras medidas já foram tomadas a fim de enfrentarmos a situação eficientemente", disse.

Autoridades disseram que, segundo relatórios dos serviços de inteligência, guerrilheiros bem armados em pequenos grupos tentavam entrar na região vindos de países vizinhos como o Butão e Bangladesh a fim de realizar ataques no nordeste indiano.

Segundo o governo indiano, esses ativistas mantêm campos de treinamento em Bangladesh, no Butão e em Mianmar.

O Dia da República, 26 de janeiro, que marca a transição da Índia em 1950 para uma república democrática, é marcado frequentemente por ataques violentos nos Estados do nordeste e na Caxemira.

São comuns atentados contra oleodutos, pontes e trens de passageiros às vésperas do Dia da República.

A segurança também foi reforçada porque 12 grupos separatistas do nordeste convocaram uma greve geral de um dia no sábado, dia da celebração nacional. A região, onde há mais de 200 grupos étnicos e rivais, abriga movimentos separatistas há mais de 50 anos.

Leia mais no especial Conflito Índia-Paquistão
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca