Reuters
22/01/2002 - 15h48

Ataque deixa 5 mortos na Índia e aumenta tensão no sul da Ásia

da Reuters, em nova Déli (Índia)

Homens armados atacaram um centro cultural dos Estados Unidos em Calcutá (Índia) hoje, matando cinco policiais e elevando o nível de tensão no sul da Ásia em meio a um momento delicado nas relações entre as potências nucleares indiana e paquistanesa.

O ministro do Interior da Índia, Lal Krishna Advani, disse que os homens que abriram fogo contra os policiais do lado de fora do Centro Americano, em Calcutá, leste do país, poderiam ter ligações indiretas com a principal agência de inteligência do Paquistão.

O Paquistão, em resposta, negou que seu serviço de inteligência (ISI) pudesse ter relação com o ataque.



"Essas são acusações totalmente infundadas. Como vocês sabem, o Paquistão condenou o terrorismo em todas as suas formas e manifestações", disse Aziz Ahmed Khan, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores.

Autoridades disseram que quatro policiais tinham sido mortos. Uma porta-voz da embaixada norte-americana, porém, afirmou que cinco membros das forças de segurança haviam morrido.

Os homens armados, em motocicletas e com fuzis AK-47, atacaram um grupo de policiais que trocava de turno do lado de fora do Centro Americano no centro de Calcutá.

O ataque, que lembra a invasão do Parlamento indiano ocorrida no dia 13 de dezembro, acontece quando a Índia e o Paquistão pareciam recuar em sua disposição para o conflito armado por causa das acusações do governo indiano de que o país vizinho alimenta o "terrorismo através da fronteira".

A Índia enviou seu Exército para a fronteira com o Paquistão depois do ataque no Parlamento, pelo qual responsabilizou grupos separatistas da Caxemira cujas bases ficam em território paquistanês. A medida detonou uma resposta similar por parte do rival histórico.

Novas mortes voltaram a ocorrer na Caxemira. A polícia indiana afirmou que respondeu com fogo de morteiro e de metralhadora a disparos feitos ao longo da Linha de Controle, que divide a região.

Segundo as forças de segurança, três pessoas morreram durante a noite do lado indiano, incluindo dois caxemires separatistas.

Leia mais no especial Conflito Índia-Paquistão

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca