Reuters
23/01/2002 - 15h00

Coréia do Sul promete manter ligação por balsa com Coréia do Norte

da Reuters, em Seul (Coréia do Sul)

A Coréia do Sul disse hoje que irá usar dinheiro público para manter em funcionamento a ligação por balsa com a Coréia do Norte, em um momento em que as relações entre os dois rivais da Guerra Fria dão sinais de melhora.

O governo sul-coreano evitou fixar o montante do investimento, mas divulgou medidas para subsidiar e emprestar dinheiro para que continuem a ser realizadas as viagens até a costa do monte Kumgang, na Coréia do Norte.

"O governo buscará meios de dar apoio ao turismo no monte Kumgang em vista da importância dele como 'projeto da paz' que liga as Coréias do Sul e do Norte", disse o Ministério da Unificação em um comunicado.

A ligação, inaugurada há três anos e um sinal dos problemas enfrentados pelo presidente sul-coreano, Kim Dae-jung, em seus esforços de reconciliar a península, vinha perdendo de US$ 1,5 milhão a US$ 2 milhões por mês.

"A manutenção do projeto de turismo no monte Kumgang tornou-se incerta em vista dos problemas financeiros da Hyundai Asan [operadora da linha], do declínio no número de turistas e da paralisação das negociações com a Coréia do Norte", afirmou o ministério.

Uma autoridade do órgão disse que o governo sul-coreano esperava que seu interesse na manutenção do projeto convencesse a Coréia do Norte a retomar uma série de projetos de cooperação abandonados no ano passado.

As duas Coréias continuam tecnicamente em guerra já que o conflito na península (1950-53) terminou com uma trégua, não com um acordo de paz. As viagens de balsa são praticamente o único meio de os sul-coreanos visitarem a Coréia do Norte.


 

FolhaShop

Digite produto
ou marca