Reuters
23/01/2002 - 17h10

Ação antipirataria pega dois

da Reuters, em Los Angeles (EUA)

Dois homens em Los Angeles foram acusados de violação de direitos autorais por participarem de um grupo de pirataria de software que transmitia filmes, jogos e outros programas livremente através da internet.

Kentaga Kartadinata, 29, e Mike Nguyen, 26, foram os primeiros membros do grupo "DrinkorDie" a serem acusados desde 11 de dezembro, quando o governo norte-americano apreendeu computadores em mais de 100 batidas policiais na tentativa de interromper a ação do grupo.

Kartadinata operava o sistema de e-mail, disseram os promotores, enquanto Nguyen gerenciava alguns servidores de arquivos que armazenavam cópias de filmes, como "Harry Potter e a Pedra Filosofal", e programas, como o sistema operacional Windows XP da Microsoft.

Os dois homens podem pegar uma pena de até cinco anos de prisão, multa de US$ 250 mil e um possível pagamento de indenização, embora não tenha ficado claro o que os promotores irão recomendar ao tribunal.

O grupo "DrinkorDie" era o principal alvo da "Operação Pirataria" de 11 de dezembro, que expediu 58 mandados de busca nos Estados Unidos, Áustria, Finlândia, Inglaterra e Noruega.

O U.S. Custom Service estima que a pirataria através de grupos on-line gere um prejuízo de US$ 1 bilhão por ano. Os grupos negociam "Warez" (nome dado aos programas piratas) livremente através da internet para as pessoas que não querem pagar pelas licenças de uso dos programas.

Os promotores disseram que as ações contra Kartadinata e Nguyen devem inibir a ação de alguns grupos, que inclusive costumam armazenar estes "Warez" em computadores de empresas e universidades.

Em um caso recente, foram encontrados arquivos piratas na Universidade da Califórnia, no Massachussetts Institute of Technology (MIT) e no Bank of America, informaram os promotores.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca