Reuters
24/01/2002 - 12h49

Presidente do Paquistão marca eleições para outubro

da Reusters, em Islamabad (Paquistão)

O presidente do Paquistão, general Pervez Musharraf, anunciou hoje que o país realizará eleições parlamentares em outubro, o que colocaria fim aos três anos de governo militar.

Mas o general, que assumiu o cargo de presidente no ano passado depois de ter conquistado o poder em um golpe realizado em outubro de 1999, disse que checagens seriam implementadas a fim de evitar o abuso de poder pelos governos civis.

Reuters - 12.ago.2001
Pervez Musharraf, presidente do Paquistão
Eleições serão realizadas em outubro", disse Musharraf em uma conferência sobre o desenvolvimento humano. O evento, realizado em Islamabad (capital), contou com a presença do secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Kofi Annan.

Musharraf já havia prometido obedecer a uma decisão da Suprema Corte, que lhe concedeu um prazo de três anos a contar do dia do golpe para restabelecer o regime civil no país. Não está claro como o novo governo será estruturado, apesar de Musharraf, que chefia as Forças Armadas, ter dito que continuará a ser presidente.

O líder paquistanês anunciou na semana passada grandes reformas eleitorais, que prevêem que, pela primeira vez desde 1977, os habitantes do país possam votar pelos mesmos candidatos. Musharraf também aumentou o número de cadeiras no Parlamento e afirmou que 60 delas seriam reservadas às mulheres.

O presidente, criticado internacionalmente depois de ter tomado o poder, acabou recebendo elogios por suas ambiciosas reformas econômicas e sociais e por seus esforços para acabar com a corrupção.

Ele obteve as graças da comunidade internacional definitivamente depois dos ataques de 11 de setembro, quando abandonou seus aliados do Taleban e uniu-se aos EUA na chamada guerra contra o terrorismo.

Nenhum governo civil conseguiu permanecer no poder por um mandato inteiro no Paquistão, que experimenta desde a independência do reino Unido, em 1947, longos regimes militares e o fracasso dos governos eleitos.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca