Reuters
24/01/2002 - 13h20

Coréia do Norte fará festival para celebrar seu fundadador

da Reuters, em Seul (Coréia do Sul)

A Coréia do Norte afirmou hoje que realizará um grande festival a partir de abril, durante a celebração para homenagear o fundador do país comunista, o general Kim Il Sung.

O programa do festival Arirang, que acontece de 29 de abril a 29 de junho está completo e os ensaios estão sendo realizados, afirmou a agência de notícias oficial do país, KCNA. O evento é a resposta da Coréia do Norte ao fato de a Coréia do Sul ter sido escolhida para receber, junto com o Japão, a Copa do Mundo deste ano.

O show apresentará 100 mil ginastas carregando placas colorias que, sincronizadas, formarão grandes painéis e contará também com "palcos especialmente projetados, grandes lanternas, enormes projetores, iluminação com laser, aparelhos automáticos de raios monocromáticos, iluminadores diretos e outros equipamentos de luz", afirmou a agência.

"Ao menos 90 cenas do fundo que mudarão constantemente foram projetadas e muitas canções e orquestras, preparadas para corresponder às dimensões do acontecimento."

O festival Arirang marca o 90o ano do nascimento de Kim Il sung e o 70º aniversário do Exército da Coréia do Norte. Kim morreu em 1994.

O governo norte-coreano afirmou a um empresário que visitou o país na semana passada que abriria um corredor no seu território para permitir que turistas da Coréia do Sul possam ir até Pyongyang (capital).

A oferta foi vista entre os sul-coreanos como uma tentativa de faturar com o turismo e um possível sinal de que a Coréia do Norte deseja retomar as negociações sobre projetos conjuntos com o vizinho do sul.

Mas os planos do grande festival também foram vistos com preocupação pela Coréia do Sul, já que o empobrecido país comunista possui um histórico de desperdiçar dinheiro em monumentos e festivais.


 

FolhaShop

Digite produto
ou marca