Reuters
27/01/2002 - 17h10

Queda de helicóptero na Rússia deixa 14 mortos, diz Kremlin

da Reuters, em Moscou

Um vice-ministro do Interior e 13 autoridades policiais russas morreram hoje na Tchetchênia na queda do helicóptero no qual viajavam, informou o Kremlin.

Um funcionário do Kremlin disse que o helicóptero que levava o general Mikhail Rudchenko, o vice-ministro responsável pela segurança no sul da Rússia, e outras autoridades, caiu perto da cidade de Shelkovskaya. Todas as 14 pessoas à bordo morreram, disse o funcionário à Reuters.

Ele não confirmou informações anteriores de que o helicóptero teria explodido ou sido atacado por rebeldes tchetchenos.

''O motivo da queda está sendo investigado'', disse.

Mas outras autoridades, citadas pelas agências de notícias russas, disseram que o helicóptero explodiu em pleno vôo.

Rudchenko é um dos mais altos oficiais russos a morrer na Tchetchênia desde o início da revolução na província rebelde, no início dos anos 90.

As forças russas travaram uma guerra contra os separatistas tchetchenos de 1994 a 1996. O conflito matou milhares de soldados, civis e rebeldes. As forças russas voltaram à região montanhosa e ocuparam quase toda a Tchetchênia desde o início de 2000, instalando um governo pró-Moscou.

Mas não conseguiram pacificar a região. Soldados são mortos por rebeldes quase diariamente em tiroteios e ataques a bomba. Várias autoridades tchetchenas pró-Moscou já foram assassinadas.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca