Reuters
28/01/2002 - 16h48

Fause Haten destaca "novo preto" para moda inverno 2002

da Reuters, em São Paulo

Fause Haten fez uma superlista de Ano-Novo e algumas das resoluções nela contidas serão reveladas durante o São Paulo Fashion Week, que começa nesta segunda-feira na Bienal Ibirapuera.

Depois de viver a tragédia de 11 de setembro nos Estados Unidos - ele desfilou em Nova York um dia antes dos ataques contra as torres gêmeas , o estilista tomou várias decisões relacionadas à estruturação de sua marca e as criações para os desfiles de 2002.

"Foi uma coisa que me fez pensar muito ...É difícil presenciar uma situação daquela numa cidade como aquela", contou Haten em entrevista à Reuters em seu showroom, na região dos Jardins, em São Paulo.

"Eu tinha um desejo latente de (me inspirar em) árabe. Sou árabe e por isso mesmo sei que certas atitudes não condizem com toda uma raça. Mas não é hora de falar disso...Então, tive que trabalhar esse desejo na minha cabeça."

Haten adiantou que as formas militares estarão presentes nos desfiles masculinos e femininos, e que ele usou, entre outros tons, cinza e cáqui, cores com as quais conviveu enquanto esteve em Nova York.

Fause Haten acredita que, sobretudo por causa dos ataques, a era da ostentação chegou ao fim. Ainda assim, as pessoas querem se vestir com roupas especiais e, com isso, os looks passaram a ter um acabamento mais trabalhado.

"O brilho foi substituído pela luminosidade das cores. E tudo está absolutamente bem-acabado", disse Haten.

Ele destacou a aplicação do bordado inglês em vinil e veludo, além da composição de volumes com penas e georgettes. Haten contou ainda que aboliu o jeans da coleção feminina e o substituiu por sarja colorida com efeito de jeans.

Haten ressalta ainda o "novo preto" como principal sinal da sobriedade que deverá marcar 2002, uma sobriedade que, segundo ele, será contrastada com romantismo e sensualidade.

"O preto virá com elementos de luz, ou seja, contraposto com cores e detalhes", explicou. ``Até eu que sou uma pessoa que ultimamente tenho usado muito branco tenho vontade de vestir preto, mas nunca mais vou usar o preto total, como se usava nos anos 1990."

Para Haten, a sexualidade das pessoas está à flor da pele e esse preto, que ele descreve como "novo preto" é sexual. "As pessoas estão cuidando do corpo, colocando peito e querem que o corpo apareça", afirmou o estilista. "O preto dos (anos) 1980 era ácido e disforme, dos 1990 era limpo, puro e quase executivo, e o novo preto é sexy."

"As coleções terão decotes, fendas e a silhueta será sinuosa e arredondada. Mesmo que nenhuma parte do corpo esteja à mostra, a forma será absolutamente visível", concluiu.

As jóias que vão aparecer nos seus desfiles foram criadas pela designer Ana Cláudia Rocha, e Haten vai lançar nas passarelas do Fashion Week sua mais nova coleção de óculos escuros, criada numa parceria do estilista com a rede Fotóptica, que irá comercializá-la por todo o país.

Fause Haten disse que, embora já tenha confirmado presença na semana de moda de Nova York em setembro, ele pretende focar seus esforços na estruturação de sua marca no Brasil.

"A São Paulo Fashion Week está ganhando força e acredito que num futuro próximo os estilistas não precisarão mais se apresentar no exterior para conseguir exportar sua grife", disse Haten.

Segundo Haten, a estratégia de fortalecimento da sua marca inclui a abertura de novos pontos de revenda em vários Estados, além do enfoque na criação e produção de acessórios.

"Os acessórios, e não mais os perfumes, passaram a ser as coisas mais importantes de uma grife e é também uma função-chave para a marca Fause Haten", contou o estilista.
 

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