Reuters
28/01/2002 - 18h19

"Moulin Rouge" e "O Senhor dos Anéis" disputam Oscar britânico

da Reuters, em Londres

O musical "Moulin Rouge", do australiano Baz Luhrman, e o épico "O Senhor dos Anéis", do neozelandês Peter Jackson, receberam 12 indicações cada um para os prêmios Bafta, o equivalente britânico ao Oscar.

A lista anunciada nesta segunda-feira pelo ator Richard E. Grant, na sede do Bafta, em Londres, inclui vários nomes australianos e britânicos.

Nicole Kidman, premiada com o Globo de Ouro deste ano por seu papel em "Moulin Rouge", foi indicada para o Bafta de melhor atriz por sua atuação no fantasmagórico "Os Outros".

Russell Crowe foi indicado ao prêmio de melhor ator por "Uma Mente Brilhante", sobre um matemático genial que sofre de esquizofrenia. O papel já lhe valeu um Globo de Ouro.

Na categoria melhor filme, "O Senhor dos Anéis" e "Moulin Rouge" vão competir com a comédia romântica francesa "Amelie", "Uma Mente Brilhante" e o desenho animado "Shrek".

Os ganhadores serão anunciados em 24 de fevereiro, um mês antes do anúncio dos escolhidos pela Academia norte-americana. O cinema britânico pode receber alguns dos Baftas mais cobiçados com "Iris", a dolorosa história de como a escritora Iris Murdoch começou a sofrer do mal de Alzheimer.

O filme do diretor Richard Eyre ganhou seis indicações, entre elas Judi Dench (melhor atriz), Jim Broadbent (melhor ator) e Kate Winslet e Hugh Bonneville (atriz e ator coadjuvantes).

O britânico sir Ian McKellen ganhou indicação na categoria melhor ator pelo papel do mago Gandalf em "O Senhor dos Anéis", e Broadbent e Judi Dench foram indicados também por seus papéis coadjuvantes em "Moulin Rouge" e "The Shipping News", respectivamente.

Outras indicadas na categoria melhor atriz incluem Sissy Spacek ("In the Bedroom", num papel que já lhe valeu o Globo de Ouro), Audrey Tautou ("Amélie") e Rene Zellweger ("O Diário de Bridget Jones").

Concorrem na categoria melhor ator também Kevin Spacey ("The Shipping News") e Tom Wilkinson ("In the Bedroom").

"Harry Potter e a Pedra Filosofal" ganhou sete indicações, e "Shrek", seis, incluindo uma de melhor ator coadjuvante para Eddie Murphy.

O filme "Abril Despedaçado" de Walter Salles, concorre ao Bafta na categoria de melhor filme estrangeiro. Entre os concorrentes de língua não-inglesa, estão "Amores Brutos", do mexicano Alejandro González Iñarritu, "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain", do francês Jean-Pierre Jeunet, "Um Casamento à Indiana", da indiana Mira Nair, e "A Professora de Piano", de Michael Haneke.

"Abril Despedaçado" foi visto pela primeira vez no ano passado, no Festival de Veneza, de onde saiu com o prêmio Leãozinho de Ouro, conferido pelo público jovem. O filme é o representante brasileiro que concorre à indicação de melhor filme estrangeiro ao Oscar.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca